O município de Balsas, distante da capital São Luiz 810 kms, que faz parte da divisa agrícola chamada de MATOPIBA, sendo o município maranhense com destaque pela agricultura mecanizada e automatizada terá Educação Física Inclusiva para os alunos portadores de deficiência e que estudam nas escolas públicas do município.
Projeto nesse sentido foi aprovado pela Câmara Municipal daquela cidade e sancionado pelo prefeito balsense.
De autoria do vereador Coronel Medeiros, que justificou a necessidade de inclusão dos alunos com qualquer tipo de deficiência, que antes ficavam eram “discriminados” por causa de suas deficiências físicas, agora terão atenção especial dos educadores físicos das escolas do município.
“Muitas vezes os estudantes com deficiência não participavam de determinadas brincadeiras, hoje esses estudantes terão educação física inclusiva, inclusive com treinamento de professores nessa área. A LDB trata da educação inclusiva, ela se baseia no quesito direitos humanos. Foi pensando nisso, que esse projeto lançada para incluir todos os estudantes que possuem algum tipo de deficiência”, explica o autor do projeto de lei.