spot_img
spot_img

Bebê que nasceu com intestinos fora do corpo tem vida salva em cirurgia inédita no Hospital Regional de Timon

spot_img
Compartilhe:

A equipe médica do Hospital Alarico Nunes Pacheco, em Timon, realizou cirurgia de correção de gastrosquise em uma menina recém-nascida com os intestinos para fora do corpo, procedimento nunca antes feito na unidade de saúde. O procedimento foi realizado na quinta-feira (10).

Logo após o nascimento da criança, a equipe de cirurgia pediátrica foi acionada e constatou que a realização imediata da cirurgia poderia salvá-la. A mãe da criança, que reside em Timon, havia feito o pré-natal na rede particular de saúde, mas o problema não foi detectado.

O procedimento cirúrgico de gastrosquise é indicado para resolver um defeito congênito da parede abdominal do bebê, próximo ao umbigo, e evita infecções, disfunção respiratória, sangramentos, e reduz a pressão no interior do abdômen.

“O Hospital Alarico Nunes Pacheco é um hospital de porta aberta para a obstetrícia. Além de Timon, atendemos a Parnarama, Matões e São Francisco. A realização do pré-natal é de responsabilidade do município, porém, as urgências obstétricas e os partos são atendidos pelo Estado”, explicou a diretora-geral, Ana Patrícia Bringel Resende.

A diretora-geral do Hospital Regional acrescenta que o êxito na cirurgia se deve, além da equipe médica, ao fortalecimento da rede materno infantil realizado pelo Governo do Maranhão, que já garantiu, inclusive, UTIs adulto e neonatal à unidade.

“A mãe fez pré-natal na rede privada, mas desde o início estava decidida a ganhar a bebê no Alarico Pacheco, pelo suporte oferecido. Nós temos UTI adulto e neonatal para qualquer intercorrência com a mamãe ou o bebê. O Governo tem fortalecido a rede materno infantil em todos os municípios, nossa região hoje tem todo o suporte necessário”, acrescentou Ana Patrícia.

A gestora comunica que tanto a bebê, quanto a mãe, permanecem internadas e em acompanhamento, e comemora o sucesso no procedimento.

“Em visita à Enfermaria, conversamos muito com a mãezinha, que está muito feliz. Ela continua internada e a criança também. Depois de ver a filha salva, ela relatou como se a alma tivesse voltado para o corpo, foi essa a expressão que ela usou. Então, nós que fazemos parte da direção e de todo o corpo clínico, estamos imensamente felizes”, comemorou a diretora-geral.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Pague sua conta de energia elétrica sem sair de casa: Tenha mais comodidade com as plataformas on-line da Equatorial Maranhão

Para resolver questões relacionadas à energia elétrica sem precisar sair de casa, a Equatorial Maranhão oferece facilidades de atendimento de forma rápida e gratuita....

Advogado Einstein Sepúlveda é homenageado com título de cidadão em Sousa/PB

O Advogado Einstein Sepúlveda foi homenageado com o Título de Cidadão Sousense. A honraria foi concedida pela Câmara Municipal de Sousa-PB, por iniciativa da...

Especialista em Direito Eleitoral explica novas regras do TSE para uso da inteligência artificial nas eleições 2024

Por Juliana Castelo Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovaram uma série de resoluções destinadas a orientar e regular as Eleições Municipais de 2024....