spot_img
spot_img

Blog recebe livro sobre “A Missão de um Médico Veterinário na Sociedade”, de Waldyr Brandão

spot_img
Compartilhe:

Diz o poeta cubano José Marti que: “Plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro são três coisas que cada pessoa deve fazer durante sua vida”, acredito que o Doutor Waldyr Brandão acaba de conseguir sua última, deixando seu legado para o mundo e sua marca para a história.

Conheci seu trabalho no Serviço de Inspeção Federal, louvável. Acompanhei alguns dias e noites de sua ação na cidade paulista de Tupã, onde ele mora ao lado de minha irmã Francisca Brandão (Morena), há décadas.

“Esta publicação reflete, uma vez mais, a preocupação do autor com a profissão e com a sociedade”, diz o prefácio do livro: “A missão de um Médico Veterinário na Sociedade”, escrito por José Cézar Panetta. “Fundamentalmente, é de trocar em miúdos e mostrar ao público toda contribuição social do médico veterinário para a saúde animal, para a saúde humana e para a saúde do meio ambiente, hoje intrinsecamente relacionadas e, com certeza, interdependentes e, por isso mesmo, tratadas e estudadas mundialmente como UMA ÚNICA SAÚDE”, diz Panetta.

Hoje, 16, chega às minhas mãos um exemplar do livro autografado por Doutor Waldyr Brandão e fico honrado por isso, pois sei que como amante da leitura, vou mais uma vez aprender com seus ensinamentos e experiência profissional. Por isso, e por conhecer o autor recomendo a leitura de seu livro, muito bem editado.

Recorro agora a um dos textos publicados pela imprensa local da cidade de Tupã para definir o autor como muito mais conhecimento:

Dr. Waldyr Brandão lança o livro “A Missão de Um Médico Veterinário na Sociedade”

O médico veterinário Dr. Waldyr Brandão lança em Tupã o livro “A Missão de Um Médico Veterinário na Sociedade”. A obra consiste em uma coletânea de artigos publicados pelo autor na imprensa de Tupã e região.

São 63 artigos que tratam de assuntos variados da Medicina Veterinária e da saúde pública em geral. Os textos foram publicados desde os anos 1970 até os dias atuais, em dezenas jornais como “O Imparcial”, de Presidente Prudente, “Jornal da Manhã”, de Marília, e “Jornal Superior”, “Folha do Povo”, “Jornal da Região”, “Jornal do Campo” e “Diário”, estes últimos de Tupã. Também tem textos publicados em revistas acadêmicas e em seu blog pessoal (brandaomedvet.blogspot.com).

O prefácio da edição foi feito pelo prestigiado editor-geral do portal Higiene Alimentar, professor José Cezar Panetta, docente aposentado da Universidade de São Paulo (USP) e membro das Academias Brasileira e Paulista de Medicina Veterinária.

Segundo o autor, os textos dos artigos sempre buscavam uma linguagem acessível a todos, que respeitasse todos os níveis de conhecimento e de formação. E é dessa forma que o médico veterinário Dr. Waldyr Brandão contribuiu para a divulgação da ciência Médica Veterinária, da inovação e da tecnologia, em especial os temas voltados à saúde pública, tanto a humana quanto a animal, e a relação entre os homens e a natureza.

O livro é um convite aos interessados no tema, aos profissionais da Medicina Veterinária, pesquisadores, professores e estudantes para uma reflexão acerca desta prática de amor à natureza.

Para adquirir e obter mais informações sobre o livro, escreva para o e-mail [email protected]. O livro também vai estar à disposição na Clínica Veterinária Pró Animal “Miake”, localizada na Rua Carijós, 373, Centro (Telefone: 14-3496-1844).

Sobre o autor

Waldyr Brandão é morador de Tupã desde 1978. Nasceu em 1948, em Pinheiral (RJ), onde se formou Técnico em Agropecuária pelo Colégio Agrícola Nilo Peçanha, hoje Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), e concluiu a Graduação em Medicina Veterinária na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em 1972.

Desde 7 de maio 1976 exerce o cargo de Auditor Fiscal Federal Agropecuário, no Ministério da Agricultura, inicialmente na região de Presidente Prudente e atualmente na região de Marília.

Fez Pós-graduação, com especialização em Vigilância Sanitária e Epidemiológica na Universidade de Ribeirão Preto (SP) e Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Campus de Botucatu (SP).
Ao longo de sua carreira integrou inúmeras instituições como a Associação dos Médicos Veterinários e Zootecnistas de Tupã e Região, a Sociedade Protetora dos Animais de Tupã, a Academia Maçônica de Ciências e Letras da Alta Paulista, a Academia de Ciências, Letras e Artes de Tupã e o Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo. Por Alexandre Brandão.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Crise hídrica no Cerrado: Volume de chuva diminui 38% na bacia do Parnaíba em comparação com a década de 70 

  Entre seis bacias analisadas, a do Parnaíba ocupa o primeiro lugar no ranking de redução da pluviosidade. Levantamento inédito foi realizado no projeto especial...

Peppa Pig transforma São Luís em um mundo encantado nas férias escolares

Atração “Parque da Peppa – A Festa!” ocupa mais de 260 m² e promete diversão mágica para crianças e suas famílias Um universo cor-de-rosa e...

Prefeitura de Timon reabre escola no Povoado Mundo Novo com foco na inclusão e no futuro

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), reativou nesta quarta-feira (2) a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Santa...