spot_img
spot_img

Câmara discutirá reajuste para professores em audiência pública nesta quinta

spot_img
Compartilhe:
Reunião da comissão com professores, representante do governo, promotor e vereadores
A Câmara Municipal de Timon realizará nesta quinta-feira, 21, às 09h, no plenário da Casa, uma audiência pública para tratar da Lei do Magistério e do reajuste salarial da categoria. A audiência foi requerida pelo vereador Henrique Júnior, líder da oposição e deverá contar com a presença dos demais parlamentares, o sindicato dos professores e representante do Ministério Público.
Porém, nesta terça-feira, 19, a Comissão de Educação da Câmara de Timon realizou uma reunião, juntamente com a Comissão de Constituição e Justiça, com a presença de vereadores da base do prefeito e de oposição, além do secretário municipal de Governo, João Batista, de membros do sindicato dos professores e do promotor Fernando Meneses, da Promotoria de Educação do Ministério Público, para buscar um entendimento quanto à pauta do reajuste do piso do magistério.
A prefeitura enviou à Câmara Municipal a proposta de reajuste de 4,17% nos salários dos professores, que é orientado pelo Ministério da Educação para o piso salarial do magistério. Já os vereadores da oposição defendem que este reajuste seja maior, no caso 4,5%, por entender que isso reforça a valorização dos professores.
O promotor Fernando Meneses afirmou que é muito louvável que a Câmara tenha tomado a iniciativa de debater este tema e que o Ministério Público se propõe a fazer a mediação das partes interessadas para que a matéria seja votada da maneira mais rápida possível, dentro da legalidade e respeitando o regimento da Casa. “Todas as reuniões prévias são importantes para que todos os vereadores tenham em mente as possibilidades que foram propostas pelo executivo e dessa forma possam votar de maneira que todas as partes saiam satisfeitas e com o entendimento”.
A vereadora Socorro Waquim, membro da Comissão de Educação da Câmara Municipal destacou que a reunião  ocorrida na manhã  desta terça-feira  foi inédita pois, “foi uma reunião aberta, uma reunião que permitiu a participação de vários segmentos, onde foi colocada a posição deste segmento”. Socorro Waquim disse ainda que o ministério Público fez o papel de mediador, trazendo a proposta do sindicato dos professores que é a de aceitar o reajuste de 4,17%, que no caso é o mínimo orientado pelo MEC.
Socorro Waquim explicou ainda que na audiência pública, a ser realizada na quinta, 21, e que será aberta à toda a população o sindicato dos professores terá a oportunidade de se pronunciar, quando será discutida, abertamente, a proposta, do vereador Henrique Júnior, de que esse percentual de aumento seja ampliado para 4,5%. “Essa Casa entende que fará o trabalho o mais rápido possível para que antes do final do mês este projeto de lei esteja aprovado, de forma que os professores terão o seu reajuste, seja o enviado pelo prefeito ou pelo valor maior do que o proposto”. (Da Assessoria).
Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Equatorial Maranhão entrega certificados de conclusão do curso de Maquiagem Profissional em Colinas

A iniciativa faz parte do projeto E+ profissional em parceria com o Instituto Embeleze Na última sexta-feira (22) a Equatorial Maranhão em parceria com o...

Tuberculose é curável, mas número de casos notificados ainda preocupa

No país, aproximadamente 70 mil casos novos são notificados e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes por causa da doença Por Juliana Castelo A tuberculose é...

Além da semana santa: benefícios dos peixes para a saúde

Por Juliana Castelo Aos 78 anos, a aposentada Teodora Lima não abre mão de ter peixe no prato em alguns dias da semana. “Desde pequena,...