spot_img
spot_img

Como manter a higiene bucal das crianças e adolescentes em dia? Especialista dá dicas

spot_img
Compartilhe:

Por Elainy Castro

Você sabia que, todos os dias, um conjunto de bactérias passa pela sua boca? Sim, é isso mesmo que você leu! Esses seres microscópicos podem se acumular nos dentes e, se não for feita a remoção adequada através da escovação, eles podem gerar danos como cáries, dores e problemas na gengiva. Se não forem tratados, esses problemas podem levar até mesmo à perda do dente.

Para evitar esses incômodos, é necessário que o hábito da higiene bucal seja introduzido na rotina já no primeiro ano de vida. A professora do Centro Universitário Estácio São Luís, Ana Caroline Kühn, orienta como deve ser feita essa higienização. “Depois de ser amamentada, alimentada, nós orientamos que a mãe crie o hábito da higienização bucal com gaze e soro fisiológico, isso desde os primeiros meses de vida, como forma de fazer com que a criança veja esse ato com naturalidade”, afirma.

Já quando os primeiros dentinhos começam a aparecer, a especialista comenta que o ideal é que os pais incentivem seus filhos através de atividades lúdicas. “Nesse momento, é preciso ir dando autonomia para a criança. Depois, os pais devem fazer um checkup para saber se a escovação foi feita da maneira correta e se não ficou qualquer resíduo que precise ser retirado. Aproveite para escovar os dentes ao lado do seu filho, ponha uma música e o incentive a escovar todos os dentinhos até a música acabar”, ressalta.

A especialista ressalta ainda que a escovação deve ser complementada com o uso do fio dental. Isso porque apenas a escova, sozinha, não alcança todas as superfícies. O fio dental realiza a limpeza retirando os restos de alimentos, evitando o surgimento de cáries, inflamação na gengiva e, consequentemente, dores na região.

Quando o assunto é a higiene bucal dos adolescentes, a professora destaca que, nessa idade, já há autonomia e que o ideal é a conscientização. “Com os adolescentes, aconselhamos a incentivar o hábito com conhecimento, explicando o que acontece quando a higiene é deficitária e as consequências para a saúde no longo prazo”, diz.

Segundo Ana Caroline, a adolescência é um período da vida em que pode haver descuido com relação à escovação, o que pode aumentar a incidência de danos aos dentes. “Os pais precisam frisar a importância de cuidar da boca e da saúde como um todo, fazendo a correta higienização, mantendo uma alimentação equilibrada sem o abuso de açúcar, usando o fio dental e evitando, também, bebidas ácidas, como suco de limão e laranja, que, se consumidos com grande frequência, deixam o esmalte do dente mais frágil e suscetível às cáries”, finaliza.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Gestão responsável de Uilma Resende garante antecipação do 13° aos servidores do Legislativo timonense

  Mais uma vez, Uilma Resende reafirma sua marca de gestor comprometido com as pessoas e com a boa governança. Nesta sexta-feira, 28 de novembro,...

Prefeitura de Timon realiza atividade ao ar livre com idosos do Cras Cidade Nova no Bioparque Zoobotânico Piauí

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), promoveu nesta quinta-feira (27) mais uma ação voltada ao fortalecimento de...

É diabético ou hipertenso? Saiba que essas doenças também podem afetar seus rins

Reportagem/Juliana Castelo Segundo a estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 10% da população mundial apresenta a doença renal crônica. Já no Brasil, o...