spot_img
spot_img

Comprei pela Internet e me arrependi! Especialista explica o que você deve fazer

spot_img
Compartilhe:
Por James Pimentel
Comprar pela internet oferece praticidade, mas também gera dúvidas. E se a roupa não servir ou o calçado apertar? Essa insegurança é comum entre os consumidores. Mas não se preocupe: se você se arrepender da compra, saiba que você tem direitos assegurados por lei para resolver essa situação.
O “Direito de Arrependimento” está previsto no artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), segundo a advogada e professora da Facimp Wyden, Gabya Martins. “Está garantido para o consumidor o direito de desistir de uma compra realizada à distância, desde que sejam cumpridas algumas condições”, explica.
Segundo a advogada, o prazo para exercer esse direito é de sete dias a partir do recebimento do produto ou serviço. É importante frisar que é a partir do recebimento, ou seja, o tempo de entrega não é contabilizado nessa situação. “Nesse período, o consumidor pode solicitar o cancelamento da compra sem a necessidade de justificativa, basta entrar em contato com a loja virtual utilizando o mesmo meio de comunicação utilizado para realizar a compra”, esclarece.
“Ao optar pelo Direito do Arrependimento, o consumidor tem acesso à devolução integral do valor pago, incluindo as taxas de frete. O reembolso deve ser feito da mesma forma que o pagamento foi realizado. Por exemplo, se a compra foi feita com cartão de crédito, o valor será estornado na fatura”, detalha a professora.
É importante ressaltar que o direito de arrependimento não se aplica a todos os produtos. Bens perecíveis ou de consumo imediato, como frutas, leite ou refeições prontas, por exemplo, geralmente estão excluídos dessa regra. No entanto, caso o produto apresente defeito ou não corresponda às informações da oferta, o consumidor pode solicitar a troca ou a devolução do valor pago.
E se a loja se recusar a devolver o valor? “Em caso de recusa por parte da loja virtual, o consumidor pode procurar o Procon para fazer uma reclamação”, informa a professora da Facimp Wyden.
Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Muito além da alface: confira razões para acrescentar outras folhagens à sua salada

Por James Pimentel “Quer acrescentar salada?”, pergunta o atendente. “Sim, alface e tomate”. É como se no nosso imaginário houvesse apenas essa combinação de folha...

Emoção e o povo pedindo por mudança marcam encerramento da campanha de Rafael, em Timond

O último comício da campanha de Rafael (PSB) à prefeitura de Timon, no bairro São Benedito, juntou no palanque todos os candidatos e candidatas...

Alto nível de estresse pode levar ao infarto

Por James Pimentel Acordar, tomar café, ir pro trabalho, almoçar, trabalhar, voltar para casa, dormir e no dia seguinte fazer tudo novamente. Se identificou? É...