spot_img
spot_img

Compulsão alimentar: conheça os sinais

spot_img
Compartilhe:


Especialista explica detalhes que ajudam a identificar a diferença

Logo após o jantar, ainda com a barriga cheia, bate uma vontade avassaladora de comer aquela pizza. O desejo é incontrolável. Você vai até o telefone, pede a pizza, que chega bem rápido e é consumida na mesma velocidade. A satisfação vem, mas logo passa. Agora, o cenário muda, a satisfação dá espaço à culpa e logo se acende uma lâmpada com a ideia de compensar o “estrago”. Nessa hora, há quem recorra a comportamentos extremos, seja forçando o vômito, seja fazendo muito exercício físico, seja tomando remédios para resolver o “problema”. A situação faz parte da rotina de quem sofre com compulsão alimentar, um transtorno que atinge 2,5 % da população do planeta, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A coordenadora do curso de nutrição do Centro Universitário Estácio, Monique Nogueira (foto), explica que a doença é algo sério e possui características específicas. “A compulsão alimentar é um comportamento compulsivo e acontece quando a pessoa busca aquele alimento excessivamente. Ela já comeu, não está com fome, está saciada, mas permanece em busca do alimento e isso, geralmente, está relacionado a algum motivo específico”, afirma.

Ainda de acordo com Monique, a compulsão alimentar é um comportamento que costuma privilegiar a ingestão é de alimentos altamente calóricos, ricos em gorduras e carboidratos simples, o que pode causar problemas de saúde como diabetes, hipertensão, aumento do nível do colesterol, infertilidade, gastrite, aumento de peso e diminuir a capacidade respiratória, além de gerar outros transtornos psicológicos.

“O comportamento compulsivo tende a funcionar em um ciclo. O indivíduo tem um ato compulsivo, depois tem um ato compensatório e depois retorna ao ato compulsivo novamente. O ciclo se repete e, para sair dele, é necessário ajuda médica”, diz a nutricionista.

A coordenadora esclarece que o tratamento é feito com o médico psiquiatra junto a um profissional da área da nutrição. Durante o processo, o paciente necessita perceber o que é comer de forma consciente.

MINDFUL EATING

O mindful eating é uma técnica baseada em aproveitar ao máximo possível o momento das refeições. A ideia é se desconectar de tudo enquanto está comendo e permanecer com a atenção apenas no alimento, buscando se concentrar nos sabores, cheiros e cores da refeição.

“O termo mindful eating pontua justamente o que é comer consciente. É o momento em que a pessoa busca saber o porquê está comendo, se está comendo com forme, o que está comendo, se está feliz ou buscando alguma compensação. Mindful eating é uma estratégia para tratar o comportamento compulsivo”, finaliza.

CINCO SINAIS PARA IDENTIFICAR A COMPULSÃO ALIMENTAR

Segundo a especialista, entre os sinais de alerta que diferenciam um momento de fome e um de compulsão alimentar estão:

1. Comer muito mais rápido que o normal, sem razão aparente;
2. Comer quando não está com fome;
3. Continuar comendo mesmo quando já está saciado e mesmo após ter ingerido grandes quantidades de comida;
4. Comer escondido das outras pessoas;
5. Ficar introvertido, sentir-se culpado e triste após comer.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Prefeitura de Timon entrega reformas de creches e reforça compromisso com a educação infantil nos 135 anos da cidade

Dando continuidade à série de entregas em comemoração aos 135 anos de Timon, a Prefeitura segue investindo de forma consistente na educação infantil, etapa...

Câmara Municipal homenageia personalidades com Título de Cidadão e Cidadã Timonense

A Câmara Municipal de Timon realizou, nesta quinta-feira (18), solenidade de concessão do Título Honorário de Cidadão e Cidadã Timonense a personalidades que se...

Prova da OAB será aplicada neste domingo (21): reprovação é regra, aprovação exige estratégia

Na 41ª edição, apenas 16.293 participantes foram aprovados entre cerca de 100 mil inscritos. Reportagem/Jherry Dell'Marh “O que está faltando para eu finalmente passar na OAB?”É...