spot_img
spot_img

Deputada Janaína é destaque em evento representando a presidência e a bancada feminina na Assembléia

spot_img
Compartilhe:

O evento foi promovido pelo Tribunal de Contas do Maranhão por meio da Escola Superior de Controle Externo.

A deputada estadual Janaína Ramos, foi a representante da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão Iracema Vale e da bancada feminina na Mesa de Diálogo – É da Conta Dela: entenda a importância das mulheres nas contas públicas, com ênfase no papel feminino no controle externo”, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), por meio da Escex- Escola Superior de Controle Externo, realizado no último dia 30.

O encontro, que teve a participação de diversas palestrantes, aconteceu por iniciativa da Liderança Pedagógica 3 – Controle Social da Técnica de Controle Externo, Jane Marta Matos. “Este evento enfatiza o protagonismo e a importância da participação efetiva da mulher no processo de democracia relacionada às práticas e gestão das coisas públicas”, diz a líder da ação.

Em sua participação no evento, a Deputada Janaína Ramos destacou a conquista da mulheres na sociedade. “A cada dia mais mulheres têm conquistado espaços de poder e decisão. Na política, entre os anos de 2016 e 2022, o Brasil teve a maioria do eleitorado (52%) constituído por mulheres. Fico feliz em participar de um evento como este, que aborda a importância das mulheres nas contas públicas, demonstrando a necessidade que ainda temos de levantar este tema em diálogos por todos os ambientes da sociedade, pois para o fortalecimento, garantia e ampliação das políticas públicas é preciso fomentar o debate e contar com o comprometimento de todos, do poder público e da sociedade civil”, declarou a deputada.

“Com a realização deste evento, demonstramos a necessidade que ainda temos de levantar este tema em diálogos por todos os ambientes. Pois para o fortalecer, garantir e ampliar políticas públicas é necessário fomentar o debate e contar com o comprometimento de todos, do poder público e da sociedade civil”, disse.

“Por isso afirmo que é da nossa conta, é também nossa função enquanto mulheres e cidadãs o acompanhamento da aplicação correta e da eficácia dos recursos públicos e que eles estejam voltados à Assistência Social, Educação e Saúde”, enfatizou.

“Reforço ainda que acredito e defendo o aumento da participação delas em todas as esferas do serviço público, isso é garantir que as perspectivas das mulheres sejam levadas em consideração nas políticas e nas decisões públicas”, pontuou a deputada.

Participaram das mesas: Flávia Gonzalez Leite – Procuradora de Contas TCE/MA; deputada Janaína Ramos, representante da presidente da ALEMA; Kels Cilene Pereira Carvalho, auditora de Controle Externo- NUFIS – TCE/MA; Luzimar Lopes, coordenadora Municipal da Mulher de São Luís; Lilia Barbosa, auditora de Controle Externo NUFIS; Danyelle Bitencourt, ouvidora da Mulher/TJMA; Kariadine Maia, presidente Estadual da Ação da Mulher Trabalhista; Sílvia Leite, presidente do Conselho Municipal da Condição Feminina – CMCF.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Timon amplia efetivo da Guarda Civil Municipal com nomeação de novas agentes

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania (SEMSPC), realizou nesta segunda-feira (08) a solenidade de nomeação de...

Câmara de Timon aprova por unanimidade projeto que regulamenta apreensão de animais soltos em vias públicas

A Câmara Municipal de Timon aprovou por unanimidade, durante a sessão plenária desta segunda-feira, 08, o Projeto de Lei que regulamenta a apreensão de...

HIV: Maranhão soma mais de 9 mil novos casos em três anos 

Só em 2024, foram 2.568 novos casos de HIV e 629 casos de aids, com 201 gestantes diagnosticadas e 358 óbitos  Reportagem/Jherry Dell'Marh  “E se eu...