Destacou ainda a parceria, com Brandão, o ministro Dino e governo Lula para o avanço nas políticas públicas do sistema penitenciário
O deputado Rafael, em seu discurso na Sessão desta quinta-feira (11), na Assembleia Legislativa, falou sobre os êxitos no Sistema Penitenciário do Maranhão. Na ocasião, anunciou que a APAC de Timon será entregue, nos próximos dias. Obra com recursos 100 % do DEPEN, o Departamento do Sistema Penitenciário Nacional.
Ainda sobre o Sistema penitenciário, o deputado repercutiu a ida de policiais penais da Academia de Gestão Penitenciária do Maranhão ao Equador para ministrar o primeiro curso de unidades penitenciárias especiais na cidade de Baeza. “O Governador Carlos Brandão tem o maior apreço a essa política e faz hoje o que era inimaginável anos atrás para o estado do Maranhão, que é exportar capital intelectual para outros países no que diz respeito à gestão do Sistema Penitenciário do nosso estado”, ressaltou Rafael.
O parlamentar complementou que a fase de decapitação e de abandono, hoje, no Maranhão, não existe mais. “Hoje, temos um trabalho eficiente em nosso Sistema de Segurança, que ressocializa de verdade os apenados. Ter hoje o Senador Flávio Dino na posição de Ministro da Justiça faz ainda mais essas políticas terem eficiência”, finalizou.
APAC
A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) tem o diferencial de que os próprios internos colaboram com a administração da instituição. Responsáveis pela unidade e são orientados a seguir uma vida pautada no trabalho e no estudo
Também são realizadas atividades de socialização, cursos profissionalizantes, atendimento médico, odontológico, serviço social, assistência jurídica, dentre outros serviços.
Em 2021, o deputado Rafael visitou a sede da APAC em Timon.
Os apenados produzem mais de 2.000 blocos de concretos por dia. Isso é fruto dos projetos Trabalho com Dignidade e Ruas Dignas, ambos do governo do estado. Em 2021 e 2022, o deputado Rafael destinou Emendas Parlamentares para calçamento de ruas com bloquetes produzidos pela APAC. Fonte/assessoria.