spot_img
spot_img

Dinair Veloso quer recriar a Secretaria da Mulher em sua gestão em Timon

spot_img
Compartilhe:

Oito anos depois de extinta pelo ex-prefeito Luciano Leitoa, a Secretaria da Mulher, ou melhor sua recriação, volta a ser discutida na Câmara de Timon.

Ontem, 08, a prefeita Dinair Veloso protocolou o projeto de lei, que tramitará em regime de urgência e pede a autorização para instalação de mais uma secretaria no governo municipal.

Criada em 2009, na segunda gestão da ex-prefeita Socorro Waquim, a Secretaria da Mulher teve papel importante no processo de reconhecimento das leis que garantiam os direitos e proteção das mulheres. Em 2013, o prefeito Luciano Leitoa decidiu por sua extinção mantendo uma Coordenadoria em seu lugar sem qualquer autonomia administrativa e financeira, por isso, pouco ou nada foi feito pelas mulheres Timonenses nos últimos oito anos.

Durante a legislatura passada foram muitos os apelos das duas vereadoras mulheres da Casa: Cláudia Regina e Socorro Waquim para que o ex-prefeito recriasse a secretaria da mulher, mas apesar das reivindicações, Luciano Leitoa não atendeu.

De acordo com as informações oficiais divulgadas no site oficial da prefeitura:

Hoje, dia Internacional da Mulher, a Prefeitura Municipal de Timon deu um passo importante para viabilizar políticas públicas destinadas ao público feminino; um projeto de lei de autoria do poder executivo foi protocolado na Câmara Municipal em caráter de urgência, solicitando a criação da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres-SMPM.

A principal justificativa é de que em Timon, já existe uma Coordenadoria da Mulher que tem desenvolvido várias ações no intuito de garantir os direitos das cidadãs timonenses, mas com a instalação de uma secretaria, o município teria uma abrangência maior, principalmente no combate à violência e discriminação contra as mulheres.

Outro motivo justificado na redação do projeto, é que a criação da secretaria se dará exclusivamente nos limites da lei Orçamentária de 2021, não acarretando qualquer despesa que impacte os gastos previstos no orçamento.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Maranhão tem mais de 536 mil pessoas com deficiência

Inclusão é chave para autoestima e dignidade Reportagem/Jherry Dell'Marh Era fim de tarde no interior do Maranhão quando a infância de Giovanni Lima mudou para sempre....

Que tal encontrar a Chapeuzinho Vermelho? A Floresta Encantada, da personagem clássica, ganha vida em shopping de São Luís

Reportagem/Juliana Castelo Quem nunca se imaginou caminhando por uma floresta misteriosa, com um cestinho cheio de doces e um capuz vermelho vibrante? A magia da...

Prefeitura promove 1ª Caminhada contra a violência:  “Não se Cale, Mulher” no Agosto Lilás

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria da Mulher e em parceria com a Patrulha Maria da Penha, realizou nesta sexta-feira (22) a...