O vereador Hélber Guimarães foi destaque em todos os meios de comunicação local…
Tudo parecia ir bem, ou no coletivo (se assim pode-se dizer), a base governista de Luciano Leitoa na Câmara cantava vitória, visto que o nome de Juarez Morais era sem dúvidas o nome mais cotado.
Entre articulações daqui e dali, foi criado o G9 que logo se transformaria em G8 e depois foi só ladeira a baixo… O reflexo de toda “desarticulação” da base do prefeito na Câmara Municipal de Timon, foi o inesperado nome do vereador Hélber Guimarães (PEN), com a criação de sua chapa “Democracia e Respeito” que foi inscrita na manhã da última sexta-feira (23/02) tendo o próprio como presidente e apoiado dos demais vereadores da oposição.
Veja Também:
- Abertura do ano legislativo na Câmara de Vereadores de Timon
- Homenagem ao IFMA em Timon na Câmara dos vereadores
- Mulher é expulsa do plenário da Câmara dos Vereadores de Timon
- Curta nossa página no Facebook, CLIQUE AQUI
Entendendo o caso…
A Câmara de Timon é formada por 21 vereadores, destes, sendo 14 da base do prefeito Luciano Leitoa, Juarez Morais chegou a contar com o apoio de 9 vereadores, criando assim o G9, por alguma articulação ou desentendimento do grupo, o vereador Juarez fez alterações na chapa, tirando nomes tidos como essenciais, o que de cara provocou insatisfação.
A partir desse desentendimento (O G9 por tempos já não existia) 5 vereadores decidiram abandoná-lo e apoiar outro nome, o do vereador Helber Guimarães (PEN), que com toda a ação, conseguiu visibilidade em seu nome, chegando a conceder entrevista em TV local com grande repercussão na cidade.
A conta ficou bem fácil de somar, 5 vereadores governistas que abandonaram Juarez Morais com mais 7 vereadores de oposição, Helber e a chapa “Democracia e Respeito” acabou vencendo a eleição para presidente da Câmara.
A eleição será decidida na justiça, visto que o vereador José Carlos Assunção entrou com recurso alegando vício de formalidade na emenda aprovada pelos vereadores no último dia 19 alterando a data da eleição, onde o mesmo não se opôs antes. A mudança no regimento interno e na lei orgânica não foi promulgada pelo então presidente Uilma Resende.
Ao que tudo indica, essa história irá ter novos capítulos e o grande protagonista foi o vereador Hélber Guimarães, que junto com o grupo dos 12 vereadores, afirmam categoricamente que caso haja nova eleição, estão fechados com o vereador causador de tanto reboliço.
A chapa “Democracia e Respeito”
A chapa liderada pelo vereador ficou assim:
- 1º vice-presidente: Dr. Tuá;
- 2º vice-presidente: Ramon Júnior;
- 1º secretária: professora Cláudia Regina;
- 2ª secretaria: Kaká do Frigosá.
Vereador Helber concede entrevista a TV Antena 10
Na tarde desta segunda-feira (26/02), o vereador Helber Guimarães concedeu entrevista para a TV Antena 10 no programa Bancada Piauí.
Ele foi questionado com várias perguntas pelos jornalistas que compõe o programa e afirmou que possui total apoio do diretório regional, chegando a afirmar que o presidente do partido no estado o ligou parabenizando.
“A presidente do Diretório Municipal lançou uma Nota sobre essa situação, mas, o presidente do Diretório Estadual que é o ex-deputado Jota Pinto me ligou parabenizando pela minha atitude”.
Edição: Veja Timon