TRT MA decide suspender sessão de votação sobre extinção de varas de trabalho em três municípios maranhenses
O blogdoribinha replica neste espaço de comunicação aberto à toda sociedade postagem do Presidente da OAB-Timon, Rafael Milhomem – em nome de toda diretoria -, esclarecedora sobre as ações da entidade, dos parlamentares e de representantes governamentais, além de representantes de outras categorias da sociedade civil, que culminaram na decisão do TRT16 em suspender a Sessão Plenária que iria votar pela extinção das varas do Trabalho de Timon, Açailândia e Pedreiras.
“A sociedade se insurgiu e, juntos, pressionamos o TRT16 bem como o TST”, diz Rafael Milhomem atribuindo essa vitória a todos, que de uma forma ou outra lutaram contra a extinção das varas.
Segue abaixo a postagem feita por Rafael Milhomem que presta um excelente serviço de informação a todos e de como uma entidade deve se portar diante de fatos ou crises que podem causar efeitos danosos e prejuízos para toda população, não somente para trabalhadores formais ou informais. Lembramos aqui, que a imprensa também foi parte importante nesse processo publicando e difundindo as informações contrárias ao fechamento das varas e seus efeitos, portanto, todos fizeram suas partes. Cabe agora uma decisão do TRT MA de não fechamento das varas com base em como vem se manifestando toda sociedade contra a extinção:
Como é do conhecimento não só da classe jurídica, mas de toda sociedade maranhense, há um movimento forte do TRT16 pela extinção de 03(três) Varas do Trabalho no Maranhão, a saber: VT Timon, VT Açailândia e VT Pedreiras.
Preocupados com tal possibilidade, com julgamento inicialmente pautado para o dia 24/02 pela presidência do Egrégio TRT16, iniciamos um grande movimento visando evitar a extinção das referidas Varas em nosso Estado, capitaneados pela OABMA e AMATRA16.
Ao longo do caminho encontramos fortes aliados como os Poderes Legislativos Municipal, na pessoa dos senhores Vereadores das Câmaras Municipais de Timon, Açailândia e Pedreiras, Estadual, liderados pelos Deputados Vinicius Louro, Socorro Waquim e Rafael Leitoa, e Federal, na pessoa do Excelentíssimo Senador da República, Weverton Rocha.
Contamos com a ajuda pontual também do Poder Executivo em nosso município de Timon, na pessoa da Excelentíssima Senhora Prefeita de Timon, Dinair Veloso.
A classe se uniu.
A sociedade se insurgiu e, juntos, pressionamos o TRT16 bem como o TST.
Nosso objetivo não era outro senão suspender o movimento de extinção das varas para a realização de um estudo acurado acerca do impacto de tal fechamento de postos da Justiça do Trabalho não só no Maranhão, mas também em todo o Brasil.
Viemos comunicar a sociedade de Timon, Matões e Parnarama, municípios que integram a área de abrangência de nossa subseção, que o TRT16 resolveu por suspender a Sessão Plenária que iria votar (e aprovar) a extinção das Varas do Trabalho no Maranhão.
Trata-se de uma grande vitória!
Fica nosso agradecimento e abraço institucional a todos os agentes que se moveram e competiram para essa vitória!
Atenciosamente,
Diretoria da OABMA Subseção Timon.