spot_img
spot_img

Empresas têm até 1º de maio para se cadastrarem em plataforma do Governo

spot_img
Compartilhe:

Sindilojas-PI reforça, junto aos lojistas que se enquadram na categoria, importância do prazo

Por Virgiane Passos

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) colocou no ar nessa quinta-feira (25) a nova página do Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET), um novo canal de comunicação trabalhista entre os auditores fiscais do trabalho e os empregadores. Segundo o MTE, o último grupo que falta se inscrever é o do Simples Nacional – composto por Microempreendedores Nacionais (MEI) e empregadores domésticos – que tem até 1º de maio para efetuar o cadastramento na plataforma.

O presidente do Sindicato dos Lojistas do Estado do Piauí (Sindilojas/PI), Tertulino Passos, destaca que é essencial que todos os lojistas que se enquadram nesta categoria atualizem seus dados na página do DET. Caso contrário, podem ter algumas dificuldades.

“O cadastro no DET é obrigatório para todos os empregadores e MEIs, já que, a plataforma possibilita a comunicação eletrônica entre o empregador e a Inspeção do Trabalho. Micro e pequenas empresas são as que mais terão dificuldades caso não realizem a tempo a atualização de seus dados e contatos”, alertou.

Não há multa pela não atualização do cadastro no DET, mas pode haver consequências caso não haja resposta às notificações encaminhadas por auditor fiscal. Segundo o MTE, mesmo que o empregador não acesse a caixa postal do DET, após 15 dias do recebimento da notificação, fica implícita a ciência mesma.

Sobre o DET

O DET é uma nova plataforma digital do MTE, cujo objetivo é prover maior padronização e eficiência nas comunicações entre os auditores-fiscais do trabalho e os empregadores, informando sobre atos administrativos, procedimentos fiscais, intimações, notificações, decisões proferidas administrativamente e avisos em geral.

A plataforma deve reduzir deslocamentos dos empregadores e promete diminuir drasticamente os custos operacionais. É também por meio do novo sistema que será feito o recebimento de documentação eletrônica exigida do empregador no curso das ações fiscais.

Acesse a nova página do DET em: https://det.sit.trabalho.gov.br/

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Empresário Alexandre CD anuncia pré-candidatura a vereador de Timon

"Empresário Alexandre CD Anuncia pré Candidatura a Vereador com Foco em Microempreendedorismo, Esporte, Assistêcia Social e Educação." O empresário Alexandre dos Santos Alves, mais conhecido...

Dia Mundial da Reciclagem: Projeto da Equatorial Maranhão garante descontos na conta de energia elétrica

O Dia Mundial da Reciclagem é comemorado nesta sexta-feira (17), data instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a...

Muito além da sala de aula: atendimentos sociais são aliados da formação profissional de jovens em São Luís

Serviços gratuitos abrem as portas de instituições de ensino para a comunidade em geral e oferecem espaços de prática supervisionada para alunos Por Jherry Dell'Marh A...