spot_img
spot_img

Fusão de PSB/PDT coloca no mesmo palanque adversários no Maranhão e em Timon

spot_img
Compartilhe:

A ideia e a possiblidade de fusão ou formação de uma federação entre os partidos PSB e o PDT, que volta a ser discutida, após o encolhimento dos dois partidos com o resultado das eleições deste ano, deverá causar a volta de adversários políticos na eleição de 2 outubro juntos em só palanque em 2024.

Por exemplo, o senador Weverton Rocha (PDT), que perdeu a eleição para governador e se tornou adversário do atual governador Carlos Brandão e do senador eleito Flávio Dino, ambos do PSB, retornariam, com a junção dos partidos, a ocupar o mesmo palanque a partir das disputas nos municípios em 2024.

Leitoas juntos!?

No caso de Timon, por exemplo, a junção entre o PSB/PDT traria de volta a disputa centralizada ou monopolizada pela família Leitoa com Luciano Leitoa, que perdeu a eleição de deputado estadual pelo PDT se juntando politicamente a Rafael Leitoa, que acabou de vencer a eleição para deputado estadual pelo PSB, antigo partido de seu primo e de sua família.

Rafael não acredita na fusão antes da eleição para prefeito

Não há sentimento, diz deputado 

Sobre a assunto, conversamos com o deputado Rafael Leitoa (PSB) e ele foi econômico com as palavras sobre a possibilidade de junção dos dois partidos até pelos efeitos que essa fusão pode causar em Timon: “Creio que não há sentimento de federação , pelo menos nos próximos anos!”, disse o deputado timonense.

Uilma diz que PDT que ser agarrar em qualquer possibilidade

O PDT que se agarrar, diz Uilma 

Já o presidente da Câmara, Uilma Resende um dos principais articuladores do deputado Rafael Leitoa e que acompanhou  todos suas decisões de rompimento politico com a família Leitoa e o ingresso do deputado no PSB disse que: “Analisando rápido e friamente tem dois aspectos, no geral o PDT realmente se apequenou em todos os sentidos, não se posicionou a favor de Ciro, caso claro o do Maranhão onde o vice e o senador da chapa de Wrverton 12 eram indicações do Bozo (presidente Bolsonaro), em resumo com a diminuição em números eleitorais e ideológicos, o PDT, me passa a impressão que o partido está procurando em quem se agarrar. Pra nós, no Maranhão e em especial Timon não é positivo.
Mas isso é uma análise preliminar, mas na frente tenho uma posição mais clara”, disse Uilma que foi eleito pelo PDT e permanece no partido.

Segundo uma liderança do PSB no Piauí, essa posição de fusão ou federação é iminente. Primeiro pela diminuição das bancadas partidárias e depois, segundo ele, caso Bolsonaro  seja reeleito presidente, isso será definitivo a fusão dos dois partidos.

Após a eleição, o PSB e o PDT cogitam retomar conversas com o objetivo de se fundirem em uma só legenda ou mesmo formar uma federação. Integrantes das duas siglas têm falado no assunto, e sinalização é de interesse em conversar, já que os dois partidos tiveram suas bancadas diminuídas na Câmara e, por consequência, terão também reduzidos o que recebem do fundo partidário.

O PSB, que tem o ex-governador Geraldo Alckmin (SP) como vice na chapa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), conseguiu eleger 14 deputados, menos da metade do resultado que obteve em 2018, quando fez 32 deputados. Já o PDT, por sua vez, elegeu 17, dois a menos do que conseguiu na eleição passada. Com isso, passam a ter direito ao fundo partidário menor, proporcional à bancada que tomará posse no dia 1º de fevereiro.

Acompanhe o que diz a imprensa:

PSB e PDT discutem bloco partidário como embrião de federação

APÓS DEFINHAREM NA CÂMARA, PSB E PDT COGITAM FUSÃO

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Prefeitura de Timon promove inclusão com projeto de musicoterapia para crianças com autismo

Na Escola de Artes Beija Flor II, em Timon, a música tem se tornado um poderoso instrumento de cuidado e desenvolvimento. O projeto de...

Timon realizará Conferência sobre agricultura sustentável e solidária

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, promove no próximo dia 30 de setembro, a 1ª Conferência Municipal de...

Críticas ao governo Rafael Brito são infundadas, afirma Ulysses Waquim

O vereador Ulysses Waquim tem assumido a defesa do governo municipal sempre que o vereador Helder Kaik — único entre os 21 parlamentares de...