spot_img
spot_img

Guarda Municipal expande projeto e garante segurança em escolas, creches e UBSs

spot_img
Compartilhe:

A Guarda Civil Municipal de Teresina (GCM) expandiu ação para aumentar a segurança dos prédios públicos da administração municipal de toda a região Leste. A ação zonal conta com equipes inspecionando escolas, Unidades Básicas de Saúde, mercados públicos, unidades socioassistenciais, creches e outros imóveis da Prefeitura de Teresina.

O projeto, que já está presente nas regiões Sul e Sudeste, deve ganhar um reforço com a chegada de novos guardas municipais. A partir do mês de março começam a ser nomeados 285 alunos que estão nas fases finais do Curso de Formação da GCM.

“Com a entrada dos novos agentes, vamos chegar a um efetivo de mais de 400 profissionais. Isso vai possibilitar que a ação zonal tenha uma atuação ainda mais intensa, garantindo a segurança das pessoas que procuram uma UBS ou uma creche, dos pais que deixam seus filhos nas escolas. O objetivo é fazer com que os gestores dessas unidades da Prefeitura tenham um canal direto com a Guarda Municipal”, afirmou Samuel Silveira, secretário municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).

A atuação da Guarda Municipal no ação zonal consiste em visitas periódicas quando os agentes conversam com os usuários e gestores, fazem uma inspeção do local para identificar pontos de vulnerabilidade e deixam os contatos das equipes para caso de qualquer necessidade. As guarnições passam 30 minutos na unidade, pelo menos uma vez na semana. As demandas encontradas durante o deslocamento também são atendidas.

Com pouco mais de sete meses, a ação zonal já colheu bons resultados, como a melhoria na segurança das escolas das zonas Sul e Sudeste da capital. “Antes, nos sentíamos um pouco abandonadas. Muitas vezes solicitamos a presença da polícia por meio do 190 e às vezes demorava, ou não éramos atendidos. Com essas visitas semanais a Guarda Municipal passa um tempo dentro da instituição e verifica como estão as coisas”, comenta Iêda Duarte, diretora da Escola Municipal Torquato Neto.

Ao longo de três anos de atuação na cidade de Teresina, a Guarda Civil Municipal (GCM) vem sendo uma das importantes ferramentas no combate à criminalidade e prevenção da violência nos espaços públicos na capital do Piauí. A sede da Guarda fica no bairro Itaperu, na zona Norte da cidade, com uma ampla estrutura, além de 13 viaturas e 08 motocicletas que ajudam no patrulhamento ostensivo diariamente.

“Para que o trabalho seja executado da melhor forma possível temos uma estrutura física adequada, que atende as necessidades dos guardas. Mantemos um trabalho contínuo de preservação e avaliação da estrutura, que deve passar por adequações com o aumento do efetivo nos próximos meses”, ressalta Lucijane Ibiapina, do Comando da Guarda Civil Municipal.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Sempre verdes: saiba como conservar as folhagens e prolongar a vida útil do seu hortifruti

Por Elainy Castro O hábito de consumir hortaliças, frutas, verduras e legumes é sempre recomendado para garantir uma alimentação equilibrada e manter a saúde. Uma...

MA registra queda na mortalidade por aids: apesar da melhora nos números, ainda é importante prevenir

Por Elainy Castro As mortes por aids caíram no Maranhão nos últimos dez anos. De acordo com o Ministério da Saúde, a cada 100 mil...

Ações de manutenção da Equatorial Maranhão levam melhorias para a zona rural de Caxias

Com o intuito de oferecer melhorias no fornecimento de energia elétrica, a Equatorial Maranhão está realizando diversos mutirões de manutenção para todo o estado....