spot_img
spot_img

Maranhão deve registrar mais de mil casos de câncer de mama até o fim do ano

spot_img
Compartilhe:

Especialista reforça importância da prevenção e do diagnóstico precoce

Por Juliana Castelo

O mês de outubro se veste de rosa para iluminar uma causa vital: a conscientização sobre o câncer de mama. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Maranhão deve confirmar 1.060 diagnósticos da doença até o fim do ano. O cenário faz do Estado o sexto do Nordeste em número de casos, à frente de Piauí, Alagoas e Sergipe. Por isso, é preciso falar em sinais e em prevenção.

No âmbito das capitais brasileiras, a pesquisa mostra São Luís empatada com Teresina em quarto lugar em número de casos estimados até dezembro. Nesse período, somente na capital maranhense, cerca de 330 novas confirmações devem ser registradas.

O cirurgião oncológico da Hapvida NotreDame Intermédica, Fabrício Colacino, ressalta a importância do diagnóstico precoce. “Quando o tumor é detectado em estágios iniciais, as chances de cura são maiores. Por isso, enfatizamos a conscientização por meio dessa campanha mundial, que torna possível falar sobre o assunto de forma acessível”, explica.

O profissional cita a mamografia como o melhor exame para o rastreamento do câncer. “Ela deve ser realizada em todas as mulheres acima de 40 anos anualmente. É fundamental que isso aconteça para que possamos detectar o tumor precocemente”, defende.

O tratamento, por sua vez, vai depender da fase em que a doença é diagnosticada. “Quanto mais tardiamente, mais modalidades podem ser necessárias, como a radioterapia, a cirurgia oncológica, a quimioterapia e a hormonioterapia”, afirma.

O especialista enumera alguns sinais de alerta que justificam a busca por assistência. “Nódulo na mama, caroço na axila, alterações na pele, secreções pelo mamilo e feridas que não melhoram na região precisam de atenção. Não necessariamente são sentenças de câncer, mas são sinais para que se procure um médico. A prevenção é o melhor caminho. Portanto, nós reforçamos a relevância de se realizar exames anuais”, incentiva o cirurgião.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Prefeitura de Timon promove ação de cuidado em saúde mental para mães atípicas

Na manhã de ontem, sexta-feira (23), a Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma ação voltada ao cuidado com...

Emprego: mercado de trabalho no Maranhão ganha reforço com novas vagas

Expansão da conectividade no interior do MA gera vagas de emprego para as cidades de Bacabal, Porto Franco e Pinheiro Reportagem/Márcia Rocha O avanço da infraestrutura...

Marco Moura reafirma força, autenticidade e lidera o sentimento timonense em defesa dos “pratas da casa”

A autenticidade política de Timon ganhou forma e voz no encontro realizado ontem, 22, no Espaço Vanda Eventos. O vereador Marco Moura, representante da...