Pablo Cesio – Reportagem local – publicado em 01/06/22
Em meio a dores e situações difíceis de serem compreendidas, a mensagem da garota é reconfortante
A pequena Ellie García, de 9 anos, foi uma das 19 crianças que morreram no massacre de 24 de maio na Robb School em Uvalde, sul do Texas, Estados Unidos.
Em meio a histórias tristes e gestos comoventes que permeiam tragédia, apareceram algumas palavras ditas pela pequena Ellie e publicadas no TikTok. Por incrível que pareça, no vídeo, a menina falou sobre Jesus e a morte: Clique e veja o vídeo.
“Jesus morreu por nós. Então, quando morrermos, estaremos lá em cima com ele. No meu quarto eu tenho três fotos dele”.
O vídeo foi publicado pelo pai da garota, Salvador García. Mas ele não faz nenhuma referência explícita ao momento em que o material foi gravado.
No entanto, o fato de o vídeo repercutir agora pode ser visto como sinal de esperança. De fato, a voz de uma menina falando de forma convincente sobre Jesus e o que acontece depois da morte emociona muitos corações.
As crianças e a morte
“Há uma maneira errada de encarar a morte. A morte nos afeta a todos e nos questiona de maneira profunda, especialmente quando nos toca de perto, ou quando afeta os pequenos, os indefesos, de uma forma que é escandalosa para nós”, disse o Papa Francisco em uma audiência no Vaticano em novembro de 2013.
Foi lá que o Papa apontou que, se a morte for entendida como o fim de tudo, será assustador. “Esta concepção da morte é típica do pensamento ateu, que interpreta a existência como um encontro casual no mundo e uma caminhada em direção ao nada”, disse ele.
“Se nos deixamos levar por esta visão equivocada da morte, não temos outra escolha a não ser esconder a morte, negá-la ou torná-la banal, para que ela não nos assuste”, continuou o Santo Padre.
O Papa, então, se referiu ao significado cristão da morte:
“Há um instinto poderoso dentro de nós, que nos diz que nossa vida não termina com a morte…Embora nos entristeça a certeza da morte, nos consola a promessa da eternidade”, acrescentou ele.
Portanto, à luz destas palavras do Papa Francisco, o que a pequena Ellie García disse ganha outro significado. Em meio a dores e situações que nunca podem ser compreendidas, sua mensagem é reconfortante.