Pela lei municipal, aprovada em dezembro do ano passado, o dinheiro do rateio, deveria ser depositado hoje.
Apesar dos 10 milhões depositados na conta da Prefeitura de Timon hoje, 10, e dos 14 milhões a mais na última parcela em dezembro de 2021, a Prefeita de Timon Dinair Veloso não pagou o rateio do Fundeb a que tem direito os profissionais da Educação de Timon. De acordo com lei municipal aprovada no ano passado pelos vereadores determinando com dia 10, hoje portanto, como prazo máximo para o dinheiro estar nas contas, a prefeitura descumpriu a lei.
A Prefeita, que é professora justificou mais esse atraso afirmando por conta de trâmites bancários, o dinheiro não foi depositado dentro do prazo legal, mas que amanhã estará nas contas de todos.
O sindicato da categoria que deveria estar cobrando pelo depósito, em nota divulgada no blog do Sinterpum contemporizou o atraso no pagamento: “Segundo informações repassadas pelo secretário de educação, o Rateio será creditado nas contas no decorrer do dia, devido aos últimos ajustes feitos em decorrência da lei federal que alterou a lei do FUNDEB, que acresce os demais profissionais em educação nos 70%”, mas não foi isso que ocorreu hoje.
Com relação à tabela com o reajuste salarial com o aumento de 33% para os professores de 20 e 40 horas, o Sinterpum diz que será divulgado até a próxima semana, assim como a dos profissionais do setor administrativo que são regulados pelo índice do salário mínimo.