spot_img
spot_img

Multa para quem joga lixo em local proibido pode chegar a quase R$ 4 mil

spot_img
Compartilhe:

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), tem intensificado a fiscalização para evitar o acúmulo de lixo em locais proibidos, como ruas, praças e calçadas. O número de fiscais do Programa Lixo Zero subiu de 3 para 8 e está sendo realizado um mutirão nos processos abertos para agilizar a cobrança das multas.

“Temos um problema crônico de descarte de lixo em local proibido e o prefeito Doutor Pessoa coloca como prioridade banir essa prática, que é predatória para a cidade. Nós estamos tomando providências que ampliam a fiscalização e agilizam a aplicação multas em quem cometer essa infração”, enfatiza o secretário da Semduh, Edmilson Ferreira.

As multas para quem descarta lixo de forma irregular varia de R$ 369 a R$ 3.690, dependendo da frequência e da quantidade de material despejado.

“Mantemos um cronograma de limpeza com mais de mil colaboradores atuando diariamente em toda a cidade, temos 56 Pontos de Recolhimento de Resíduos (PRRs) para que as pessoas não precisem percorrer grandes distâncias para descartar seu lixo, temos a coleta residencial dia sim e dia não, mas ainda assim gastamos cerca de R$ 380 mil por mês para recolher o lixo deixado em local proibido”, lamenta o gestor.

De acordo com o supervisor do Programa Lixo Zero, Adriano Barreto, somente neste ano, foram atendidas 110 denúncias e 220 autos de infração foram lavrados, “mas todos os dias surgem dezenas de novos pontos de descarte irregular de lixo”, acrescenta o supervisor.

Licitação de câmeras

Outra medida para aumentar a fiscalização é a instalação de câmeras de vigilância em pontos estratégicos da cidade. A Coordenação de Limpeza Pública da Semduh já iniciou o processo de licitação para adquirir 50 unidades, que no futuro se juntarão a mais 450 câmeras do Centro de Controle Operacional (CCO) da Strans.

“A marca da gestão do prefeito Doutor Pessoa é a integração das pastas. Essas 450 câmeras do CCO servirão tanto para fiscalizar o trânsito quanto para flagrar o descarte irregular de lixo e também questões relacionadas à segurança. Ou seja, será um sistema integrado, que beneficiará a população de diversas formas”, explica o secretário Edmilson Ferreira.

O gestor faz um apelo para que a população também fiscalize o descarte irregular de lixo e denuncie a prática pelo número de whatsapp 86 9.9402-3074. A denúncia é anônima.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Em encontro com Federação PRD/Solidariedade, Orleans manifesta alinhamento do grupo com toda a chapa governista

Em mais uma reunião de alinhamento político e confraternização realizada nesta terça-feira (23), no Rio Poty Hotel, em São Luís, o pré-candidato ao Governo...

Timon recebe primeiras unidades do Implanon e inicia capacitação para oferta do método na rede municipal de saúde

Timon recebeu do Governo Federal 600 unidades do contraceptivo Implanon, que será disponibilizado gratuitamente e ampliará o acesso das mulheres ao planejamento reprodutivo. A...

Prefeitura de Timon entrega a décima UBS reformada, destacando investimentos na Atenção Primária de Saúde

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), entregou nesta segunda-feira, 22 de junho, a reforma da Unidade Básica de...