spot_img
spot_img

Nomeações à balde. Prefeito aumenta em mais de 200% comissionados na Segurança e Desenvolvimento Rural

spot_img
Compartilhe:
A caneta de nomeações está cheia de tinta

De um número de 19 servidores comissionados contratados até fevereiro deste ano a Secretaria de Segurança aumentou para 49 comissionados até o último dia 19 deste mês, quando o prefeito Luciano Leitoa nomeou de uma vez canetada só 12 comissionados.

Levantamento feito pelo blogdoribinha, com base em informações publicadas no Diário Oficial e portal da transparência do município de Timon, apuradas e consolidadas minuciosamente, constata  que de fevereiro para cá o números de servidores na secretaria, que tem sede (foto abaixo) em uma garagem na Rua José Simão, no Centro, a poucos metros do gabinete do Prefeito, só vem aumentando e as nomeações coincide exatamente com o período eleitoral.

As contratações, apesar de não serem vedadas por conta do período eleitoral pelo fato da eleição ser em níveis nacional e estadual, tendem a favorecer candidatos que disputam as eleições neste ano, notadamente aqueles que são apoiados pelo prefeito Luciano Leitoa a quem cabe o decreto de nomeação.

Ainda segundo levantamento feito pelo blog em consultas aos perfis nas redes sociais a partir dos nomes que constam nos decretos, a grande maioria ou quase sua totalidade dos nomeados, manifesta voto na chapa fechada que o prefeito Luciano Leitoa recomenda.

Mas as nomeações podem também revelar outro aspecto da segunda gestão de Luciano Leitoa: Não existe mais crise financeira para nomear apaniguados políticos nos órgãos da prefeitura. E pior ainda, as secretarias para onde foram nomeados o maior número de comissionado, não têm capacidade física e estrutural para absorver todos esses servidores.

Na secretaria de Segurança, por exemplo. Até fevereiro deste ano foram nomeados 19 servidores comissionados. A secretaria funciona no centro de Timon, e divide suas dependências com a Coordenadoria dos Direitos Humanos, em visita ao local o blog constatou ser impossível caber 49 comissionados, todos com salários base que variam de 1 a 6 mil reais, com a possibilidade de essa remuneração aumentar em 100 por centro, para isso basta que o prefeito se “engrace ou goste” do serviço do comissionado. No último dia 19, o prefeito Luciano nomeou 12 pessoas para cargos comissionados (Veja a lista dos nomeados) para a Secretaria de Segurança aumentando para 49 o número de comissionados no minúsculo órgão.

Lista dos Servidores Comissionados na Secretaria de Segurança

Secretaria de Desenvolvimento Rural aumento de 35 para 67 servidores

A Secretaria de Desenvolvimento Rural, também de fevereiro para cá duplicou a quantidade de servidores nomeados para ocupar cargos de comissão. Até fevereiro o prefeito Luciano Leitoa tinha nomeado 35 servidores, durante a pré-campanha, esse número subiu e hoje a SDR possui 67 servidores comissionados.

Através de um aplicativo tentamos contato com o secretário João Batista Pontes, que é secretário de Governo e responde também pela Secretaria de Segurança, mas ele não manifestou o desejo de conversar com o jornalista. Não conseguimos contato com o secretário de Desenvolvimento Rural Alisson Gomes.

Em todas às secretarias foram realizadas nomeações. O número de comissionados subiu para quase 1 mil pessoas nomeadas.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Em ato contínuo, Prefeitura de Timon resolve abastecimento de água e iluminação no campo de futebol do Povoado Santana da Gameleira

A Prefeitura Municipal de Timon, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), reinaugurou nesta quarta-feira (16) mais um Sistema de Abastecimento...

Novo PAC: no Maranhão, 47,7% dos investimentos previstos até 2026 já foram executados

Dos R$ 17,3 bilhões em aportes previstos até o fim do ano que vem no estado, R$ 8,2 bilhões foram executados. Em âmbito nacional,...

MPL discute novas adesões em Regeneração

Líder e coordenador do Movimento Piauí Livre (MPL), Jorge Lopes, tenta aglutinar, em torno do MPL, mais lideranças ligadas a grupos partidários. Em Regeneração,...