spot_img
spot_img

Novo decreto autoriza funcionamento de academias respeitando protocolo específico

spot_img
Compartilhe:

A Prefeitura de Teresina publica, nesta quarta-feira, o decreto nº 20.018 que determina normas específicas de funcionamento para as academias, clubes sociais e esportivos para atividades físicas e de recreação em áreas abertas. O setor está autorizado a abrir, respeitando orientações para empregadores, trabalhadores e clientes das empresas e serviços com o objetivo de reforçar a prevenção e controle da disseminação da Covid-19.

De acordo com o decreto, é obrigatório o uso de máscara nas academias tanto para o trabalhador como para os clientes, recomendando-se a troca de máscara quando estiver úmida ou suja. O tempo máximo para a permanência com a máscara é três horas. Todos os profissionais deverão estar de máscara cobrindo boca e nariz durante todo o tempo e evitar tocar na face. O estabelecimento deve aferir a temperatura de todos que possam adentrar na academia ou no local da atividade física.

A orientação é que clientes evitem o compartilhamento de aparelhos, instrumentos, pesos e outros, e mantenham a higienização dos colchonetes, acessórios e equipamentos, imediatamente ao término de seu uso, utilizando álcool líquido 70% ou hipoclorito de sódio. A academia deve disponibilizar tapete sanitizante pedilúvio na entrada do local e de cada salas. Deve também posicionar kits de limpeza em pontos estratégicos das áreas com equipamentos, contendo toalhas de papel e produto específico de higienização, além de lavatório com água e sabão ou álcool a 70%.

A distância mínima de dois metros entre pessoas e aparelhos tem que ser respeitada. No caso de estúdios e academias em que o treinador e o aluno fiquem muito próximos, recomenda-se o uso de máscaras e face shield. Nesses casos, o treinador deve trocar a máscara e higienizar o face shield com álcool a 70% a cada atendimento de cliente. Quando não houver condições de cumprimento de distanciamento mínimo, deve-se instalar barreiras físicas entre um equipamento e outro. Deve-se ainda evitar atividades físicas que exigem contato físico entre os participantes, em dupla, trio e pequenos grupos juntos.

O decreto orienta ainda que academias de ginástica devem tomar medidas administrativas para reduzir, dentro do possível, o número de pessoas no ambiente. Recomenda-se que o estabelecimento abra em horários alternativos, para que o tráfego de clientes e profissionais não coincida com o pico de movimento do transporte público, e que procure trabalhar com horário agendado. Fica proibida a comercialização de produtos alimentícios no local.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Fantasma em sala de aula: abril é o mês de combate ao bullying nas escolas

Por Juliana Castelo Tudo começa com um apelido para chamar a atenção da turma e ser engraçado. Todo mundo ri, exceto a vítima, que fica...

No Dia Internacional da Dança, bailarina piauiense conta como a Dança do Ventre transformou sua vida

No Dia Internacional da Dança, 29 de abril, a bailarina piauiense Ana Paula Azevedo conta um pouco de sua história. Ela, que iniciou sua...

Maranhão avança na integração viária com entrega de trecho da BR-226 entre Caxias e Timon

Uma obra de grande impacto para o Maranhão foi entregue na sexta-feira última (26): O trecho de 100 quilômetros da BR-226, entre o povoado...