spot_img
spot_img

Oficina gratuita ajuda estudantes a tirar dúvidas para a redação do Enem

spot_img
Compartilhe:

Por James Pimentel

Na edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado, a região nordeste deu show, com vários alunos que tiraram nota mil na redação. Dos 60 estudantes que alcançaram a nota máxima, 04 eram da Bahia, 03 de Sergipe e 02 de Pernambuco. Em busca de colocar o Maranhão no mapa de alunos nota mil, o professor Julião, especialista em preparação para o Enem, destaca os principais erros que os alunos cometem e dá dicas essenciais para se sair bem na prova.

Segundo o professor, o primeiro ponto de atenção deve ser o domínio da norma culta da língua portuguesa. “Muitos alunos em todo o Brasil têm dificuldade com essa competência. Em 2023, apenas 4 mil alunos, de um total de 2,7 milhões de textos corrigidos, conseguiram a pontuação máxima. O erro gramatical é o vilão de muitos alunos”, explica. Para evitar isso, a dica é prática. “Ninguém conserta erros gramaticais só com teoria. É preciso escrever muito, reescrever frases e parágrafos, treinar a produção de redações para minimizar esses erros”, ressalta.

Ainda segundo o professor, a maioria dos alunos se perdem na hora de argumentar seu ponto de vista e organizar as ideias de forma coesa.“O aluno tem boas ideias, mas não consegue organizá-las dentro das expectativas da banca. Isso prejudica muito”, diz. A dica é estudar redações nota máxima, disponíveis nas redes sociais, e praticar a escrita com frequência. “O texto coeso é aquele costurado, que não deixa o corretor confuso ou com a sensação de que algo está faltando”, explica.

Leia muito!

Outra dica valiosa do professor Julião é se manter atualizado com a leitura, não apenas de notícias atuais, mas também dos principais eixos temáticos que o Enem costuma abordar. “O Enem não traz temas diretamente ligados à atualidade, mas sim a eixos temáticos como cidadania, saúde, cultura e meio ambiente. O aluno deve se manter atualizado sobre esses assuntos, pois eles são fundamentais para uma boa argumentação”, orienta.

E para quem deseja saber mais dicas e macetes para se sair bem na redação do Enem, os alunos terão a oportunidade de participar de um Aulão de Redação para o Enem com o professor Julião, promovido pela Facimp Wyden. É neste sábado, dia 28, às 8h.

Ainda há vagas. Você pode fazer sua inscrição gratuita neste link https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=zIHgKT-YUk2x0BA1lSE7xsTAH5C6jD1LhzmaLPpDQ_lUNjM0QUpJUkdaSjVQUUtHNkI4NU85WTVCQi4u&route=shorturl ou pelo telefone (99) 98137-2706.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Prefeito Rafael Brito anuncia renovação dos contratos de professores, cuidadores e intérpretes para 2026

A atitude do prefeito foi elogiada por todos que estavam na festa dos professores.  O prefeito de Timon, Rafael Brito, anunciou a renovação dos contratos...

Câmara de Timon promove audiência pública e reforça ações de proteção ao consumidor

A Câmara Municipal de Timon realizou, nesta sexta-feira (24), uma audiência pública sobre Proteção ao Consumidor, reunindo representantes do INMEQ-MA, Procon, Ministério Público, Secretaria...

Entre sustos e lambidas: Pets estrelam o halloween mais fofo da temporada

Reportagem/Juliana Castelo Um evento de arrepiar… de tanta fofura! Neste Halloween, até os pets vão entrar na brincadeira e prometem roubar a cena com criatividade...