spot_img
spot_img

Ondas de calor: veja orientações importantes da Equatorial Maranhão para não elevar o consumo de energia

spot_img
Compartilhe:

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu o aviso especial de nível laranja essa semana, alertando sobre as ondas de calor no Brasil, que podem ultrapassar os 40°C. As temperaturas mais altas podem fazer com que as pessoas usem mais eletrodomésticos para aliviar o calor. Por isso, é ideal adotar prática sustentáveis de consumo da energia elétrica e buscar usar aparelhos mais eficientes e com menor desperdício.

“A conscientização sempre vai ser a melhor forma de economizar energia, mesmo nesse periodo de calor excessivo. Alguns aparelhos como ar condicionado, ventilador e geladeira, que permanece sempre ligada, acabam sendo usados de forma mais intensa, o que aumenta o consumo e prejudica o meio ambiente”, explica Renato Mendes, Gerente de Relacionamento com o cliente da Equatorial Maranhão.

Algumas atitudes como manter as janelas de todos os cômodos abertas para aproveitar a ventilação e a luz natural, são práticas simples, mas que podem fazer diferença na conta de luz. Diante disso, a Equatorial Maranhão também recomenda que os consumidores evitem desperdício de energia e orienta hábitos simples que podem incentivar um consumo consciente e trazer economia na conta de energia.

Saiba como usar energia com consciência nesse período mais quente:

Geladeira: evite abrir e fechar a todo instante e não coloque alimentos quentes em seu interior. É importante observar periodicamente a borracha de vedação que, quando ressecada, causa grande desperdício de energia.

Ar condicionado: para aparelhos comuns é recomendado colocar na temperatura de 23º e programar para desligar, pelo menos 30 minutos, antes do horário de levantar. Quem precisa usar por longos períodos, é importante que os aparelhos contenham a tecnologia inverter, que oferece maior eficiência, com o ajuste do compressor conforme a necessidade.

Ventilador: tenha cuidado com o uso excessivo do aparelho e ao sair do ambiente, desligue para evitar o desperdício.

“Vale também aproveitar rios, piscinas e praias, para quem morar perto do mar. Atividades ao ar livre como essas ajudam a amenizar a sensação térmica desconfortável provocada pelas altas temperaturas. Outra dica importante é deixar uma garrafa de água com gelo do lado fora para evitar abrir a geladeira sempre.”, incentiva Renato.

Outras orientações que também auxiliam na economia de energia

Televisão: Tirar os aparelhos da tomada também pode garantir uma grande economia. Mesmo em stand-by os aparelhos ainda consomem energia.

Lâmpadas: evite deixar as lâmpadas acesas durante o dia e dê preferência as de LED que são mais econômicas e não esquentam, além de durar cerca de 15 vezes mais que as fluorescentes.

Máquina de lavar e ferro: acumular uma grande quantidade de roupas para lavar ou passar é o ideal

Selo PROCEL/INMETRO: Uma das principais recomendações em se tratando de economia de energia é utilizar aparelhos eletrodomésticos que apresentam no selo PROCEL/INMETRO de economia de energia a indicação “A”, ou seja, com maior economia.

Tarifa social: Outra forma de economizar ainda mais, é cadastrar-se na Tarifa Social de Energia Elétrica. A Equatorial Maranhão reforça que ainda existem milhares de famílias que possuem direito ao benefício e podem se cadastrar para receber descontos de até 65% na conta de energia. As informações sobre as condições e o cadastro estão disponíveis pelo WhatsApp (Assistente Virtual Clara) – (98) 2055-0116; Site: www.equatorialenergia.com.br; Central 116; Postos de Atendimento presencial da Equatorial Maranhão e APP Equatorial.

Seguindo as dicas e orientações é possível aproveitar todo o conforto que a energia elétrica oferece, evitando o desperdício e adotando novos hábitos. Vale lembrar que é de suma importância praticar os hábitos de consumo consciente o ano inteiro, economizando e preservando os recursos naturais.

Assessoria de Imprensa Equatorial Maranhão

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Prevenção à violência contra a mulher: como identificar os sinais ajuda a salvar vidas

Por Elainy Castro O Maranhão apresentou uma redução de 42% no número de feminicídios no primeiro quadrimestre de 2023. Foram 19 casos registrados nos quatro...

Autofagia: o recado dos Leitoas a Dinair depois das críticas de Kaká aos ex-prefeitos

Os Leitoas de Timon, pai e filho, ex-prefeitos da cidade, ficaram incomodados com a fala do vereador Kaká do Frigo Sá, aliado da Prefeita...

Clientes da Equatorial Maranhão podem renegociar dívidas negativadas pelo Programa Desenrola Brasil

Ficou mais fácil negociar suas dívidas negativadas. Com o programa Desenrola Brasil, os clientes maranhenses inadimplentes com a Equatorial Maranhão podem garantir bons descontos...