spot_img
spot_img

Paz na Escola: educadores e colaboradores articulam metodologias de prevenção à violência

spot_img
Compartilhe:

O auditório da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), recebeu durante a manhã de hoje (5), mais uma etapa do primeiro de cinco módulos de capacitação e articulação junto aos educadores e parceiros envolvidos no Projeto Paz na Escola. A ação faz parte do eixo de prevenção à violência do programa Vila Bairro Segurança.

O encontro contou com a presença de colaboradores das unidades escolares e socioassistenciais do município, de representantes da Guarda Municipal de Teresina, do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP) e do setor de monitoramento do Projeto Lagoas do Norte. A articulação acontece após uma primeira fase de capacitações direcionadas aos servidores, que teve início em 2018 e consistiu em diagnóstico realizado em conjunto com a Faculdade Latino-americana.

“Os professores foram os próprios pesquisadores, dentro das escolas, e fizeram levantamento dos casos de violência por meio de entrevistas com os alunos e outros professores. A partir desse diagnóstico, viu-se que as problemáticas que surgiam, além dos problemas físicos nas escolas, ocorriam por questões de convivência: muitas relacionadas ao bullying, ao racismo, à homofobia”, detalha. Foram levantadas várias temáticas desse tipo! A ideia é que no final, se tenha um plano de ação para cada escola sendo executado”, detalha o assessor de planejamento e monitoramento do Lagoas do Norte, Allan Cronemberger.

A manhã foi direcionada pela equipe do Núcleo de Estudos de Violência. Os servidores presentes foram divididos em grupos e orientados a formularem contribuições para um mapa conceitual. “O objetivo é chegar a algo em comum com os professores e profissionais aqui presentes, para pensarmos um plano de ação nas escolas que possa prevenir violências. Além disso, também vamos estudar as metodologias: qual a diferença de fazer um momento de contar histórias para uma roda de conversa? Quais são as ferramentas que se podem utilizar?”, exemplificou Clarice Lopes, educadora do órgão.

A importância do planejamento conjunto entre todas os centros, unidades e instituições atuantes no Vila Bairro Segurança por meio do Paz na Escola foi ressaltada por Leonilde Maria Vasconcelos, pedagoga que compõe a equipe da Escola Municipal Nova Brasília.  “Esses cursos são muito interessantes, já que discutimos temáticas que vivenciamos diariamente. As perspectivas são muito boas, que consigamos, de fato, trabalhar e resolver”, comenta.

“Não é uma tarefa fácil, é difícil tanto para as escolas como para as parcerias. Sabemos das deficiências de cada um e das nossas próprias fragilidades. Então, temos a perspectiva de união, de trabalhar para que possamos resolver os problemas dentro da escola e para que nossos parceiros também não tenham tantos fora delas. É uma via de mão dupla”, pontuou a educadora.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Em Teresina, pesquisadora da Fiocruz destaca avanços para baratear tratamento de imunoterapia a pacientes com câncer

Pesquisadora também destaca os desafios do Nordeste no enfrentamento a cânceres evitáveis As pesquisas e os avanços mais recentes relacionados ao diagnóstico, manejo e tratamento...

Dia dos Povos Indígenas: Equatorial alerta que 5.568 famílias poderiam economizar na conta com a Tarifa Social

Dia 19 de abril é comemorado o Dia dos Povos Indígenas e a Equatorial Maranhão alerta que 5.568 famílias indígenas estão deixando de receber...

Equatorial Maranhão alerta sobre cuidados com cabos partidos, estejam pendurados ou ao solo

Acidentes com quebras de postes e chuvas intensas com rajadas de vento podem causar o rompimento de cabos de energia A Equatorial Maranhão tem como...