spot_img
spot_img

PF faz operação sobre suspeitas de corrupção do ministro Juscelino Filho

spot_img
Compartilhe:

Aguirre Talento-Colunista do UOL

A Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão na manhã de hoje para apurar suspeitas de corrupção envolvendo o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil-MA).

A PF suspeita que o ministro desviou emendas parlamentares por meio da estatal Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) destinadas à Prefeitura de Vitorino Freire (MA), onde sua irmã Luanna Rezende (União Brasil) é prefeita. Ela é um dos alvos das buscas e também foi afastada de seu cargo.

É a primeira operação da PF sob o governo do presidente Lula que atinge um membro do primeiro escalão. Os fatos sob investigação ocorreram quando ele era deputado federal. São cumpridos doze mandados de busca e apreensão em municípios do Maranhão. A operação foi batizada de Benesse.

A PF detectou diálogos entre Juscelino e um empresário responsável por obras no município e apura suspeitas de pagamentos a ele.

A PF chegou a pedir buscas contra o próprio ministro, mas o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, negou o pedido.

Em comunicado à imprensa, a Polícia Federal afirmou que “a presente fase alcança o núcleo público da organização criminosa, após se rastrear a indicação e o desvio de emendas parlamentares destinadas à pavimentação asfáltica de um município maranhense”. A investigação havia começado na primeira instância sob o nome de Odoacro, com a deflagração de duas fases. O caso foi enviado posteriormente ao STF pela suspeita do envolvimento de parlamentares nos desvios.

Visita do ministro

Ontem, 31, o ministro esteve nos estados do Piaui e Maranhão. Em Teresina, ele acompanhou o presidente Lula no lançamento do novo PAC. Em Timon, Juscelino visitou obras destinadas ao município para a construção de um canal de esgotos num bairro da periferia da cidade.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Jorge Lopes é noneado como diretor geral do Instituto Teotônio Vilela

O Instituto é importante braço das ações do PSDB e deverá movimentar Teresina nesse resgate do partido na capital. O advogado e presidente da Federação...

Grupo Equatorial Energia lança campanha em parceria com a CUFA para arrecadar 1 milhão de reais para o Rio Grande do Sul

A cada $1,00 doado, o Grupo Equatorial Energia doará mais R$1,00, dobrando o impacto das doações O Grupo Equatorial Energia lançou uma campanha de financiamento...

Governador Brandão nomeia 150 agentes da Polícia Militar e novos servidores para o Detran e Uema

O governador do Maranhão Carlos Brandão anunciou a nomeação de novos servidores para reforçar o serviço público. As nomeações foram publicadas nesta quarta-feira (22),...