spot_img
spot_img

PF indicia ministro Juscelino Filho, suspeito de corrupção e organização criminosa

spot_img
Compartilhe:
O ministro, ladeado pela prefeita e pré-candidato a vice-prefeito de Timon-MA, que tem sido beneficiado com inúmeras emendas de Juscelino Filho.

Ministro das Comunicações é suspeito de desviar emendas parlamentares para cidade maranhense onde irmã é prefeita. Filho disse que inquérito ‘devassou’ sua vida e de familiares e não encontrou nada.

A Polícia Federal indiciou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), por crimes como corrupção passiva, fraude em licitações e organização criminosa. A informação foi confirmada para o blog por integrantes da PF.

O relatório da PF foi enviado nesta terça-feira (11) ao Supremo Tribunal Federal, e o relator é o ministro Flávio Dino. O caso está sob sigilo.

Em nota, o ministro disse que o indiciamento “é uma ação política e previsível, que parte de uma apuração que distorceu premissas, ignorou fatos e sequer ouviu a defesa sobre o escopo do inquérito”.

Filho disse ainda que o inquérito “devassou a minha vida e dos meus familiares, sem encontrar nada”.

Procurados pela reportagem, o Palácio do Planalto e o Ministério das Comunicações ainda não se manifestaram. O União Brasil disse que não irá se pronunciar.

Em evento nesta quarta-feira (12) no Rio de Janeiro sobre investimentos, o presidente Lula não quis se pronunciar sobre o caso. De lá, o presidente irá viajar para a Suíça, onde participará de encontros da Organização Internacional do Trabalho

Juscelino Filho, de 40 anos, é maranhense. Ele foi anunciado como ministro em dezembro de 2022, com o objetivo de incluir o União Brasil na Esplanada dos Ministérios, e garantir a governabilidade do governo eleito.

O ministro é suspeito de participar de um esquema de desvio de emendas parlamentares – quando era deputado federal – para a cidade de Vitorino Freire, no interior do Maranhão, onde a irmã dele, Luanna Rezende, é prefeita, e onde o pai já foi prefeito duas vezes.

Segundo revelou o jornal O Globo, o dinheiro teria sido enviado por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para a pavimentação de ruas.

A empresa pública se tornou a menina dos olhos de parlamentares para a indicação de verbas do orçamento secreto.

Ainda segundo o jornal, um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) apontou que 80% da estrada que foi custeada com a emenda beneficiou propriedades de Juscelino e de seus familiares na região.

A obra em Vitorino Freire foi executada pela empresa Construservice, que tinha como sócio oculto o empresário Eduardo José Barros Costa, conhecido como “Eduardo DP” e como “imperador”. O relatório da PF, segundo o Globo, aponta que Juscelino integraria uma “organização criminosa” com esse empresário.

A Polícia Federal analisou mensagens entre Juscelino e o empresário entre 2017 e 2020.

Operação ‘Odoacro’

O indiciamento do ministro é um desdobramento da operação ‘Odoacro’, deflagrada em julho de 2022 para desarticular uma associação criminosa suspeita de fraudes em licitações, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro envolvendo verbas federais em contratos com a Codevasf, no Maranhão. Leia mais acessado: https://g1.globo.com/google/amp/politica/blog/daniela-lima/post/2024/06/12/pf-indicia-ministro-juscelino-filho.ghtml#amp_tf=De%20%251%24s&aoh=17182158859578&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com

 

 

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Mercado Encantado de Natal impulsiona o empreendedorismo local em Timon

Dentro da programação do Natal da Família, a Prefeitura de Timon iniciou, nesta sexta-feira (12), o Mercado Encantado de Natal, na Praça São José....

Prefeitura de Timon reforça compromisso com a infância e adolescência no I Fórum Comunitário do Selo UNICEF

A Prefeitura de Timon realizou, nesta sexta-feira (12), o I Fórum Comunitário do Selo UNICEF, reunindo gestores municipais, conselhos, profissionais das áreas de saúde,...

PROERD forma aproximadamente mil crianças em solenidade realizada em Timon

A Prefeitura de Timon, em parceria com a Polícia Militar do Maranhão, realizou na manhã desta sexta-feira (12) a formatura de aproximadamente mil alunos...