spot_img
spot_img

Por causa do coronavírus, dez UBS de Teresina passam a funcionar nos finais de semana

spot_img
Compartilhe:

A partir de agora, 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS), que são exclusivas para atendimento de casos de síndrome gripal, passam a funcionar todos os dias da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados.  Trata-se de uma medida inédita na Atenção Básica e proposta pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) para ampliar a oferta de atendimento em saúde no combate ao Coronavírus.

Desde que iniciou a pandemia, essas 10 Unidades (lista abaixo) já atendiam de segunda a sábado e agora passam a atender de segunda a sexta-feira no horário de 7h às 21h e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h. Em Teresina, existem ainda mais nove UBS que atendem, de forma exclusiva, casos de sintomas gripais e mais 71 UBS que atendem pessoas com outros problemas básicos de saúde.

O presidente da FMS, Manoel de Moura Neto, afirma que há registro de pessoas que se dirigem aos Hospitais e UPAS, mas que poderiam ter sido atendidos, com eficiência, nas UBS. “As UBS atendem casos mais simples e, com o horário estendido nessas Unidades, será possível diminuir a aglomeração de pessoas nos hospitais e UPAS, que funcionam 24h para atender casos mais graves”.

O objetivo é tomar todas as medidas para evitar a disseminação do vírus. “Queremos que, nos casos simples, a população se habitue a procurar as UBS, que são porta de entrada do SUS. Em meio à pandemia do Coronavírus, diante do aumento dos casos, é importante facilitar o acesso aos serviços de saúde e distribuir o público entre os estabelecimentos”, ressalta o diretor de Atenção Básica, Kledson Batista.

“Nas UBS exclusivas para síndrome gripal, o paciente é colocado em local separado e arejado. A equipe, utilizando equipamentos de proteção, faz a triagem e o atendimento, que pode envolver orientação médica, prescrição de medicamentos, indicação de isolamento domiciliar ou transferência ao hospital”, afirma Kledson Batista.

Já as outras 71 UBS estão atendendo pessoas com outros problemas básicos de saúde, que não sejam gripais. “São ofertadas consultas médicas e de Enfermagem. Os serviços de coleta de exame, vacinas, retirada de pontos, curativos, trocas de sonda e entrega de medicamentos permanecem funcionando. Já as atividades coletivas foram suspensas”, finaliza Batista.

Confira lista das Unidades Básicas de Saúde (UBS) que atendem exclusivamente casos de síndrome gripal e funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h:

1.UBS Portal da Alegria (Sul)
2. UBS Irmã Dulce (Sul)
3 UBS Todos os Santos (Sudeste)
4. UBS Novo Horizonte (Sudeste)
5. UBS Dagmar Mazza (Sul)
6. UBS Poty Velho (Norte)
7. UBS Santa Maria da Codipi (Norte)
8 UBS Taquari (Leste)
9. UBS Planalto Uruguai (Leste)
10. UBS Cidade Jardim (Leste)

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Camarão: saiba como escolher, limpar e armazenar

Por Juliana Castelo Empanado, frito, cozido, em moquecas e até o clássico bobó de camarão. É difícil achar alguém que não goste desse fruto do...

Salário maternidade: mães MEI também têm esse direito  

Por Juliana Castelo Ao chegar ao mundo, um bebê precisa de muito cuidado e proteção. Mas quem também precisa ser protegida nessa nova fase é...

Eleições 2024: Maranhão tem o maior percentual de eleitores jovens no Brasil

Em todo o estado, são mais de 160 mil eleitores de 16 e 17 anos aptos a votar, representando 3,13% do eleitorado  Por Jherry Dell'Marh A...