A rede municipal de ensino ganhou 699 vagas com a entrega de três grandes obras da educação em Teresina, todas em benefício da educação infantil. Na manhã de ontem (14), o prefeito Firmino Filho inaugurou o Centro Municipal de Educação Infantil Jonas Pereira da Silva, entregou a ampliação do CMEI Júlio Romão e a reforma e ampliação do CMEI Planalto Uruguai.
“O ensino infantil é essencial para que possamos ter uma educação de sucesso. Entregamos para cidade um modelo de educação que é referência nacional, que conquistou o primeiro lugar dentre as capitais brasileiras, e acredito que esse é um grande legado que precisa ser seguido ao longo do tempo”, disse o prefeito Firmino Filho durante a solenidade.
No Parque Manoel Evangelista, o Centro Municipal de Educação Infantil Jonas Pereira da Silva, atenderá preferencialmente crianças de 0 a 3 anos. A creche foi toda construída com tecnologia inovadora que reduz as altas temperaturas, um investimento de quase R$ 3 milhões.
“Estamos entregando para a comunidade o nosso compromisso de melhorar a educação, especialmente relacionada à ampliação de vagas. Com a entrega do CMEI Jonas Pereira da Silva, no Parque Manoel Evangelista, conseguiremos atender 224 crianças de 0 a 3 anos. Essa era uma reivindicação das mães e é com muita alegria que a gente consegue atender isso hoje”, ressaltou o prefeito.
Firmino Filho entregou ainda a obra de ampliação do CMEI Júlio Romão, no Alto da Ressurreição. No local, foram construídas seis novas salas de aula, dobrando a capacidade de atendimento. “O Júlio Romão é um CMEI de referência que atendia a 300 crianças. Estamos dobrando o número para 600 vagas e cumprindo o desafio de atender a demanda da educação infantil nesta região da cidade”, disse a secretária municipal de Educação, Kátia Dantas.
A reforma e ampliação do CMEI Planalto Uruguai também foi entregue na manhã desta segunda-feira. O espaço foi totalmente transformado para atender 250 alunos do Maternal ao 1º ano. São cinco novas salas climatizadas, refeitório, pátio coberto, banheiros com acessibilidade, depósitos, jardim, pintura em todo o prédio e a entrada modificada. “O CMEI Planalto Uruguai possuía uma estrutura tímida e atendia 75 alunos. Agora, ele está todo adequado de acordo com o protocolo da Prefeitura para o recebimento dos alunos assim que as aulas retornarem, ganhou cinco salas de aula novas e toda uma estrutura repaginada”, acrescentou Kátia.
Quem comemora as melhorias feitas em todo o ambiente escolar é a manicure Ana Verônica, que tem dois filhos de 3 anos matriculados no CMEI. “É muito bom ter uma escola dessas perto da gente. Temos uma segurança de chegar do trabalho e encontrá-los aqui em segurança. O atendimento é bom, todos os profissionais são muito prestativos, explicam direitinho, e sempre que temos dúvidas eles estão disponíveis para ajudar”, contou.