spot_img
spot_img

Prefeitura de Timon realiza 2ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa

spot_img
Compartilhe:
Na manhã desta segunda-feira (23), a Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), em parceria com o Conselho Municipal do Idoso (CMI), promoveu a 2ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa (CMDPIT). O evento teve como tema central a importância da luta pela garantia dos direitos da pessoa idosa, com foco especial na efetivação das políticas públicas no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
A conferência integra o processo de fortalecimento das instâncias de controle social, sendo um espaço democrático de diálogos sobre as políticas voltadas à valorização e à proteção da população idosa. Além disso, o encontro fomentou o debate sobre a implementação de ações e serviços nas áreas da Assistência Social, Saúde e demais políticas públicas, tendo como princípios a universalidade da atenção e a integralidade do cuidado.
O promotor de Justiça Dr. Fábio Menezes de Miranda, titular da 6ª Promotoria de Justiça Especializada de Timon, destacou a importância da conferência como instrumento de mobilização e transformação social. “A partir da conferência, esses temas ganham visibilidade e podem gerar frutos concretos em políticas públicas no município, melhorando a qualidade de vida das pessoas idosas e garantindo o respeito aos seus direitos”, afirmou.
O promotor também ressaltou o papel do Ministério Público na defesa dos direitos da pessoa idosa, tanto por meio do atendimento a denúncias quanto da realização de ações administrativas e fiscalizações, como em instituições bancárias, com o objetivo de assegurar mais acessibilidade e dignidade.
A psicóloga, conselheira do Conselho do Idoso de Teresina e servidora em Timon, Dra. Rita Porto, enfatizou o papel do controle social na construção de políticas públicas mais inclusivas. “Participo do controle social desde 1990. A conferência é um espaço plural e democrático, onde podemos avançar, inovar e propor melhorias nas políticas voltadas à saúde e aos direitos da pessoa idosa”, destacou.
A 2ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa de Timon contou com uma programação rica e diversificada, estruturada em cinco eixos temáticos que nortearam os debates:
1. Financiamento das políticas públicas voltadas à ampliação e garantia dos direitos sociais;
2. Fortalecimento das políticas de proteção à vida, à saúde e ao acesso ao cuidado integral da pessoa idosa;
3. Enfrentamento de todas as formas de violência, bem como do abandono social e familiar que atinge essa população;
4. Participação social, protagonismo e vida comunitária, considerando a diversidade de vivências e realidades das múltiplas velhices;
5. Consolidação e fortalecimento dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa como política essencial do Estado brasileiro. Semcom/Timon/Fotos/Leonardo Rocha.

 

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Apaixonados pela Vida: programa da Hapvida celebra dois anos de alegria e acolhimento a pacientes em tratamento

Reportagem/Juliana Castelo. Iniciativa promove ações em unidades hospitalares da rede, com atividades que estimulam o bem-estar emocional e fortalecem o vínculo entre pacientes, familiares e...

Maranhão é o 4º do Nordeste em geração de empregos formais; jovens lideram novas contratações

Reportagem/Jherry Dell'Marh O Maranhão segue em trajetória de recuperação e crescimento no mercado de trabalho. Segundo dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados...

Crianças e adolescentes podem fazer musculação?

Reportagem/Juliana Castelo Você sabia que a musculação está se tornando a nova moda entre crianças e adolescentes? Só que mais do que apenas querer músculos...