spot_img
spot_img

Queimadas no Maranhão crescem 32,59% neste mês de julho

spot_img
Compartilhe:

Equatorial Maranhão alerta sobre os perigos dessa prática que, quando realizada próxima à rede elétrica, pode interferir no fornecimento de energia
De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o número de queimadas no Maranhão teve um aumento significativo, com 1.546 focos de incêndio registrados somente neste mês de julho, ultrapassando os 1.166 focos do mês anterior, o que representa um aumento de 32,59% em relação a junho. O último domingo (21), foi o dia com a maior quantidade de focos de queimadas no mês, com 263 pontos de queimadas identificadas pelo INPE. O Maranhão encontra-se em 5° lugar no ranking nacional dos estados mais afetados, com quase 4 mil focos este ano, sendo Balsas a cidade com o maior número de ocorrências no estado, ocupando a lista de municípios com mais focos em todo o país.
Com o objetivo de combater queimadas e incêndios florestais, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), anunciou na última sexta-feira (19), o início da nova temporada do Programa Maranhão Sem Queimadas. O decreto proíbe a realização de queimadas para fins de limpeza e manejo de áreas rurais no período entre 1º de agosto e 30 de novembro.
*Impacto das queimadas na rede elétrica*
Os pequenos focos de incêndio podem facilmente sair do controle e resultar em incêndios que causam danos ao meio ambiente e à saúde humana. Além disso, quando realizadas próximas à rede elétrica, as queimadas podem interferir no fornecimento de energia, acarretando em prejuízos para a população e para a Distribuidora. Um levantamento realizado pela Equatorial Maranhão revela que, de janeiro a junho, foram registradas 20 ocorrências de grande proporção na rede elétrica decorrentes de queimadas, número superior ao registro do mesmo período do ano passado.
O Gerente de Obras e Manutenção da Equatorial Maranhão, Manoel Romeiro, explica que as queimadas, quando realizadas perto da rede elétrica, podem causar curtos-circuitos, interrupções no fornecimento de energia nas áreas próximas ao local afetado. “Ocorrências desse tipo podem demorar a serem resolvidas, uma vez que o Corpo de Bombeiros precisa acionar nossas equipes para isolar a rede elétrica, permitindo assim uma atuação de forma segura. Somente após o combate ao incêndio é que realizamos a manutenção da rede danificada”, afirmou o Gerente.
Além dos inúmeros danos à infraestrutura elétrica e prejuízos materiais, as queimadas trazem impactos negativos ao meio ambiente. Por isso, a Equatorial Maranhão destaca os cuidados essenciais para evitar acidentes com queimadas:
* Não queime lixo doméstico, principalmente nas proximidades da rede elétrica;
* Não descarte fósforos e cigarros acesos às margens de rodovias ou próximos de vegetação;
* Não acenda velas, nem fogueiras perto da vegetação;
* Não faça queimadas para limpar pastagens ou plantio agrícola;
* Procure fazer “aceiros” no terreno, eles ajudam a controlar o fogo em caso de acidentes;
* Opte por realizar roçadas manuais ou com o uso de máquinas específicas.
Por fim, ao presenciar riscos de incêndios próximos da rede elétrica, a Equatorial Maranhão deve ser acionada imediatamente, pela Central 116, e o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193. Jamais se aproxime da rede elétrica nessas situações.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão
Blog do Ribinha

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Crise hídrica no Cerrado: Volume de chuva diminui 38% na bacia do Parnaíba em comparação com a década de 70 

  Entre seis bacias analisadas, a do Parnaíba ocupa o primeiro lugar no ranking de redução da pluviosidade. Levantamento inédito foi realizado no projeto especial...

Peppa Pig transforma São Luís em um mundo encantado nas férias escolares

Atração “Parque da Peppa – A Festa!” ocupa mais de 260 m² e promete diversão mágica para crianças e suas famílias Um universo cor-de-rosa e...

Prefeitura de Timon reabre escola no Povoado Mundo Novo com foco na inclusão e no futuro

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), reativou nesta quarta-feira (2) a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Santa...