spot_img
spot_img

Rafael Fonteles destaca as potencialidades do Piauí na área de mineração e energias renováveis

spot_img
Compartilhe:

Governador esteve reunido com a nova secretária de Mineração e Energias Renováveis, Paula Sampaio

O governador Rafael Fonteles esteve reunido com a nova secretária de Desenvolvimento Regional, Mineração e Energias Renováveis, Paula Sampaio, na noite desta terça-feira (14), no Palácio de Karnak. Na oportunidade, os gestores trataram sobre as ações que serão feitas pela pasta potencializar o setor.

Rafael Fonteles destacou que a Secretaria de Desenvolvimento Regional, Mineração e Energias Renováveis (Sedramer) cuida de um setor muito especial, que é a energia limpa (solar e eólica), como também do potencial mineral do estado, ainda é muito pouco utilizado. “O Piauí tem um potencial enorme na área do ferro, do níquel, do calcário. Essa secretaria faz a interlocução entre o setor das energias limpas, o setor da mineração e o poder público para garantir que esses investimentos aconteçam de forma adequada, sem impacto ambiental, sem conflitos sociais”, comentou o gestor.

O governador enfatizou que a Sedramer, junto com a Investe Piauí, vai ser um catalisador pra trazer mais investimentos.

“Temos a maior usina solar da América Latina, localizada em São Gonçalo do Gurguéia, no extremo sul do estado, e temos também o terceiro maior parque eólico do Brasil, portanto, somos referência neste setor, quanto mais agora, neste cenário atual, de valorização de energia limpa. Portanto, o nosso estado tem como se destacar, cada vez mais, no cenário internacional”, disse.

O governador ressaltou que na mineração, o Piauí tem o ferro em Paulistana, São Raimundo Nonato e Piripiri, o níquel em Capitão Gervásio Oliveira e também as minas de calcário que são importantes para o agronegócio em Antônio Almeida, Santa Filomena, Curimatá e Júlio Borges. “Portanto, temos potencial mineral muito forte que pode gerar renda e emprego para o nosso povo”, disse o governador.

Paula Sampaio reafirmou o compromisso em cumprir as metas apresentadas pelo governador e garante que o Piauí é, de fato, um grande referencial em energias renováveis. “Com muito trabalho e sempre pensando no futuro para o desenvolvimento do Piauí, vou seguir trabalhando para desenvolver o estado”, disse.

O secretário de Planejamento Washington Bonfim, que também participou da reunião, disse que as energias renováveis já transformam a realidade do Estado e a mineração, com toda certeza, vai mudar o papel do Piauí no contexto geral das comodities no país.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Axial Brasil inicia montagem de trackers solares em usina fotovoltaica no Maranhão

Empreendimento, localizado em Peritoró, terá capacidade de mais de7 MWp e contará com os trackers solares do modelo ‘Axial TrackerTwin’  Peritoró (MA), outubro de 2025 –...

Ação Social encerra o Outubro Rosa com serviços gratuitos e presença da Carreta da Mulher

Reportagem/Jherry Dell'Marh Centenas de exames, atendimentos médicos e serviços de saúde e estética, além de atividades de lazer. Essas são algumas das atividades que farão...

Saúde digital: Hapvida consolida escala nacional com resultados recordes

Plataforma própria, governança e ampliação de especialidades sustentam a expansão do acesso e da qualidade na telessaúde Reportagem/Aline Sousa A Hapvida vem consolidando um modelo de...