spot_img
spot_img

Sagrima debate implantação de consórcios entre municípios para criação de abatedouros e frigoríficos no Maranhão

spot_img
Compartilhe:

Com objetivo de garantir segurança sanitária aos criadores maranhenses, a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima) propôs a instituição de consórcios municipais para criação de abatedouros e frigoríficos no Maranhão. A proposta foi apresentada nesta terça-feira (7), durante reunião com prefeitos e representantes de consórcios intermunicipais.

Na ocasião, a equipe da Sagrima também apresentou o projeto de construção das instalações físicas dos abatedouros, que visa atender, principalmente, pequenos, médios e grandes criadores no interior do estado. Além disso, o projeto prevê espaço para o abate de diversos tipos de espécies, como bovinos, bubalinos, suínos, caprinos, entre outras. A ideia também visa incluir a iniciativa privada na ação.

A oportunidade também serviu para ouvir demandas e sugestões de cada representante, visando um alinhamento entre o estado e os municípios para que se estabeleçam as condições necessárias de criação do consórcio, bem como os caminhos para adesão de outros municípios interessados com a proposta.

Para o secretário da Sagrima, Flavio Viana, a criação do consórcio visa aproximar os criadores ao debate sobre os abatedouros e resolver um dos grandes gargalos do estado. “A diminuição dos abates clandestinos e a garantia da segurança sanitária e alimentar são alguns dos objetivos para criação dos abatedouros consorciados. Para isso, é necessário entendermos a realidade de cada município, tendo o consórcio como principal canal para alinharmos as demandas dos criadores”, explicou.

O secretário ainda destacou que a construção dos equipamentos visa oferecer condições para que todos os municípios possam superar as dificuldades no atendimento da legislação sanitária. “A garantia de um produto mais seguro e com mais qualidade contribuirá para despertar o interesse de empreendedores na cadeia produtiva de carnes do estado”, completou.

Para o prefeito de Bequimão e presidente do Consórcio Intermunicipal da Floresta dos Guarás (Conguarás), João Martins, a proposta chegou em um momento oportuno. “Essa iniciativa é fundamental para que os prefeitos possam ver o consórcio como uma solução para criação de políticas públicas que garantam a qualidade do alimento que está sendo consumido pela população”, afirmou.

Já o prefeito de Cantanhede e presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional dos Lagos Maranhenses (Conlagos), José Martinho, destacou a economicidade da proposta. “Nós sabemos que o custo para criação de abatedouros é muito alto. Mas com a união dos Municípios e do Estado, é possível diminuir os gastos e atender a problemática dos abates clandestinos. Esse é o melhor caminho”, ressaltou.

Durante a reunião, foi definida a criação de um formulário para ser compartilhado e respondido pelos municípios e criadores de cada região, onde serão coletados dados sobre infraestrutura necessária, quais espécies de rebanhos são criadas e outras necessidades. As informações subsidiarão a adaptação e a implantação do projeto conforme a realidade de cada localidade.

Além dos prefeitos de Bequimão e Cantanhede, também estiveram presentes na reunião o prefeito de Mirinzal, Amaury Almeida; representantes do Consórcio Público Intermunicipal das Mesorregiões Norte e Leste Maranhense (Conleste) e do Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM), bem como a equipe técnica da Sagrima.

Fonte: Sagrima

Fotos: Lucas Ribeiro

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Schnneyder participa de importantes eventos da Segruança e Comando da PM ao lado do governador

O coronel Horman Schnneyder, atual subsecretário de Segurança Pública e segundo na hierarquia da pasta, marcou presença ontem (4) em duas importantes agendas ao...

Planejamento avança na execução do Código de Zoneamento com audiência pública na Câmara de Timon

A Câmara Municipal de Timon realizou, na manhã desta sexta-feira (5), uma audiência pública para apresentação e discussão do Projeto de Lei Complementar nº...

Câmara Municipal de Timon conclui mais um curso de capacitação para servidores, assessores e vereadores

A Câmara Municipal de Timon concluiu, nesta quinta-feira (04), mais um curso de capacitação destinado a servidores, assessores parlamentares e vereadores, com o objetivo...