spot_img
spot_img

Semec intensifica parceria com família para melhorar processo de alfabetização de alunos

spot_img
Compartilhe:

O período letivo da Rede Municipal de Ensino de Teresina teve inicio há menos de um mês e a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), através da Gerência de Assistência ao Educando (GAE), já realiza ações para intensificar a aproximação dos pais no processo de alfabetização dos filhos.

Através do Projeto Escola Família a SEMEC, em 2019, a SEMEC reforçou com as famílias sobre a importância no acompanhamento escolar dos seus filhos, além de terem discutido sobre as demandas advindas do espaço escolar e familiar que afetam o desenvolvimento dos estudantes, e as formas de encaminhamentos das situações de violação de direitos. Para 2020 a equipe de assistentes sociais da SEMEC irá reforça ainda mais as ações e aumentar o número de famílias atendidas.

As reuniões com os familiares seguem um calendário, elaborado antecipadamente para cada escola nos turnos manhã e tarde, com a participação de um grupo de assistentes sociais da SEMEC que realiza palestras e rodas de conversas com os gestores, professores e familiares com o auxílio de profissionais da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, dentre eles, os Conselhos Tutelares, CRAS, CREAS e Saúde da Família.

Segundo Magali Sampaio, assistente social da SEMEC, o projeto já vem dando assistência a aproximadamente 1.428 famílias. “Anualmente iniciamos o projeto percorrendo as escolas onde os alunos estão tendo um menor índice de alfabetização ou das escolas que solicitam demandas para intervenções. Durantes os encontros esclarecemos as dúvidas sobre infrequência, evasão escolar, distorção escolar, ato indisciplinar, ato infracional e sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, orientando aos pais como proceder em determinadas situações”, destaca.

Só nesse mês de fevereiro já foram realizadas reuniões em 13 unidades de ensino municipal e para março a previsão é de mais 15 escolas. “Nosso maior objetivo é percorrer todas as escolas da Prefeitura fortalecendo os laços entre a escola e as famílias”, conclui Magali.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

SEMDES, COMSEA e CAISAN avançam na construção de Plano Diretor de Segurança Alimentar

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES) e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA), realizou...

Vai viajar? O que levar na bolsa para comer durante o traslado e manter a alimentação saudável

Reportagem/Juliana Castelo Pronto para desbravar novos horizontes? Antes de colocar o pé na estrada ou embarcar no avião, que tal dar aquela atenção especial ao...

Automedicação: é comum, mas pode ser perigoso

Tomar remédios por conta própria causa 20 mil mortes por ano; mesmo assim, 9 entre 10 brasileiros recorrem à prática Reportagem/Juliana Castelo Sabe aquela dorzinha chata...