Frequentar a escola é uma das condicionalidades para que famílias de baixa renda recebam o Bolsa Família, e a Secretaria Municipal de Educação (Semec) é a responsável por monitorar essa frequência na capital. Dados do Ministério da Educação (MEC) revelam que Teresina tem sido, durante todo o ano de 2019, a capital com o melhor resultado em acompanhamento dos estudantes no Brasil.
Os números são enviados bimestralmente para o MEC, apontando alunos que cumpriram a condicionalidade. A Semec monitora crianças e jovens matriculados nas redes públicas municipal e estadual, além de escolas particulares. Em agosto e setembro foram mais de 60 mil estudantes avaliados, o que representa 99,74% dos beneficiários do Programa. Menos de 1% não foi localizado.
Segundo Sandra Leite, assistente social responsável pela equipe de monitoramento na Semec, os resultados significam que esse público está cumprindo a condicionalidade e tem garantindo o direito ao acesso e permanência da educação.
“Isso se deve ao trabalho articulado e intersetorial das políticas de educação e assistência social, assim como da parceria com as escolas para acompanhar as crianças beneficiárias. Elas nos ajudam a identificar as vulnerabilidades e buscar formas de resolver as dificuldades que se apresentam”, conclui Sandra.