spot_img
spot_img

Teresina tem mais de 10 mil pessoas recuperadas da Covid-19

spot_img
Compartilhe:
Maryvaldo Barbosa Costa, de 62 anos, foi uma das pessoas que venceram a batalha contra a Covid-19 em Teresina. Apesar da idade e do histórico de hipertensão e diabetes, ele teve alta do Hospital do Monte Castelo na última sexta-feira (05). A família, amigos e equipe de saúde do hospital celebraram sua alta com flores e balões.

Dados da Fundação Municipal de Saúde (FMS) apontam que 10.229 pessoas foram curadas da Covid-19 em Teresina, desde o início da pandemia, em março, até esta quinta-feira (20). Desse total, 86% dos recuperados não tinham doenças crônicas, sendo que 79% eram adultos e 56% do sexo feminino. A FMS alerta que, mesmo sendo crescente o número de casos de pessoas recuperadas, a doença ainda é alvo de estudos científicos pelo mundo, o que requer cuidados preventivos por parte da população.

A FMS registrou ainda que 82% dos pacientes recuperados teve sintomas da infecção e que 18% eram assintomáticos. Em relação à faixa etária, 79% eram adultos, 13% eram idosos, 4% eram crianças e 3,9% adolescentes. Entre a estatística, chamaram a atenção duas mulheres que venceram a Covid-19: uma com 103 anos e registro de doença cardíaca, residente no bairro Monte Castelo e outra com 104 anos de idade, sem comorbidade, residente no bairro Zoobotânico.

A empresária Raimunda Barros, de 49 anos de idade, e a sua família estão na lista dos recuperados da Covid-19. “É uma doença nova, traiçoeira e que a pessoa não sabe como vai ser o trajeto do vírus dentro do organismo. Estávamos preocupados, mas, graças a Deus, todos ficaram bem: eu, meu marido que foi internado no Hospital do Monte Castelo, meus cunhados e meu filho de 9 anos”, conta.

Ela faz ainda um alerta à população para que todos cumpram as medidas de higiene e de distanciamento social para evitar a proliferação do Coronavírus. “As pessoas acham que não pegam essa doença. Tenham cuidado para não se contaminarem. Tenham amor por si e pelo próximo. Então, usem máscara, lavem as mãos, mantenham distância de segurança. É preciso empatia nesse momento difícil que o mundo enfrenta. Minha família passou por uma fase muito difícil e ficamos bem. Mas, infelizmente, o vírus pode matar”, finaliza Raimunda.

A coordenadora do Centro de Operações em Emergência (COE) da FMS, Wesllany Santana, ressalta que integram o grupo dos recuperados aquelas pessoas com Covid-19 que tiveram alta após atendimento na rede hospitalar e também as que estavam com quadro leve da doença e fizeram o tratamento em casa. “Após cumprimento de 14 dias de isolamento, essas pessoas tiveram melhora do quadro clínico de saúde”, afirma, informando que o número de recuperados na cidade é ainda maior e está sendo atualizado diariamente no sistema.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Barras de proteína: quando posso comer e para que servem?

Por Juliana Castelo Práticas, fáceis de carregar na bolsa para qualquer lugar e saborosas! As barras de proteína são opções rápidas para repor os nutrientes...

Equatorial Maranhão alerta para a prevenção de acidentes com energia elétrica por causa dos alagamentos e enchentes

As fortes chuvas estão causando consequências em vários municípios maranhenses. De acordo com informações da Defesa Civil do Maranhão, 15 municípios já decretaram situação...

Uilma Resende sai em defesa dos farmacistas de Timon contra multas absurdas do Conselho

https://youtu.be/iFpOEXb2kds O vereador Uilma Resende denunciou ontem, 10, da tribuna da Câmara de Timon o que ele chamou de concorrência predatória dos grandes grupos farmacistas...