O Teresina Transforma, plataforma online de divulgação de vagas de voluntariado, realizou nesta segunda-feira (20) mais um encontro de orientação junto às Organizações Não Governamentais (ONGs) da capital. Com 500 voluntários cadastrados para prestar serviços, o objetivo da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) é atrair mais instituições para o projeto.
“Sabemos do volume de entidades que precisam de ajuda. Queremos que, a partir dos que já estão engajados, consigamos trazer novas ONGs”, afirmou o secretário da Semcaspi, Samuel Silveira, chamando atenção para o fato de que a plataforma tem justamente a missão de unir quem precisa de ajuda a quem pode ajudar.
Durante a reunião, mediada pela Coordenadora de Políticas Integradas da Semcaspi, Débora Ferraz, e pelo secretário Samuel Silveira, foi reforçada a importância de que mais entidades realizem o cadastro, em virtude da grande procura por parte da população teresinense. Débora destacou que, para que o Transforma chegue ao seu potencial extremo, é necessário não apenas o cadastramento por parte das organizações, mas também a movimentação e atualização constante e detalhada de informações para o público. “Deve-se colocar as necessidades, inserir as ações e mobilizar vagas. A população vem entrando em contato pedindo uma maior disponibilidade”, afirmou
O Teresina Transforma faz parte de um movimento nacional chamado Transforma Brasil, que tem uma experiência exitosa na cidade de Recife, onde em cerca de quatro anos a plataforma digital da capital pernambucana cadastrou mais se 180 mil pessoas e acumulou mais de um milhão de horas de trabalho voluntário.
Entre as causas ofertadas pelo Transforma, estão as contempladas por categorias como: “Ações Emergenciais”, “Combate à Pobreza”, “Igualdade de Gênero”, “Proteção Animal”, “Refugiados” e “Saúde”. A plataforma local está no endereço eletrônico teresinatransforma.pmt.pi.gov.br. A população também pode conhecer através do perfil no Instagram: @teresina.transforma.