spot_img
spot_img

Terminação de suínos exige manejo de qualidade em nutrição, água e ambiente

spot_img
Compartilhe:
Por Isadora Fabris
.Nutrição de excelência está diretamente ligada à qualidade dos insumos
. Manejo nutricional maximiza rentabilidade do suinocultor
. Água e ambiente têm alta importância na performance dos animais

“A terminação ou engorda dos suínos é muito desafiadora para o sucesso do ciclo produtivo, exigindo planejamento nutricional de qualidade e, mais do que isso, que ele seja seguido à risca para fornecer alimentação adequada. Com isso, maximiza-se o desempenho zootécnico dos animais e, por consequência, o lucro para os criadores. Assim como a alimentação, a ambiência e a água fornecida aos animais também são peças-chaves nesse período”, destaca o zootecnista Fernando Zimmer, da Auster Nutrição Animal.

As demandas nutricionais dos suínos nessa fase devem ser supridas com ração de qualidade e estrategicamente planejada. É possível seguir por dois caminhos: arraçoamento restrito ou arraçoamento livre, porém, ambos precisam ter o balanceamento correto de acordo com as necessidades do plantel. “Um exemplo: é preciso levar em conta a relação entre lisina e calorias, o adequado nível energético, a garantia de aminoácidos bem avaliados, além da busca por níveis suficientes e importantes de minerais – especialmente fósforo e cálcio –, além das vitaminas”, indica Zimmer.

“Para obtenção dos resultados zootécnicos esperados, os suinocultores devem ter ao seu lado fornecedores de nutrição que trabalham com o mesmo propósito. É o caso da Auster, companhia brasileira que desenvolve soluções nutricionais de alta qualidade e que garante os níveis ideais de nutrientes nas dietas. Para isso, usamos modernas tecnologias e realizamos revisões periódicas dos parâmetros nutricionais para maximizar os resultados, sempre com o foco na produtividade e na rentabilidade”.

A nutrição deve ser fornecida com regularidade, evitando desperdícios e assegurando o consumo nos níveis adequados. A oferta de água de qualidade também é fundamental para o sucesso do manejo alimentar. Para isso, a Auster oferece Íntra Hydrocare, solução desenvolvida à base de peróxido de hidrogênio, que auxilia a limpeza interna dos canos, garantindo a oferta contínua de água em condições adequadas.

Além de alimento e água, o cuidado com o ambiente é essencial. Afinal, más condições para o plantel podem desenvolver problemas sanitários e estresse, segundo o zootecnista. “O alojamento é imprescindível para a obtenção de boa produtividade. É fundamental também se atentar para temperatura, umidade e circulação de ar no galpão. Tudo isso interfere na performance e na exploração do potencial produtivo”, acrescenta.

Por fim, a desuniformidade dos lotes de suínos pode resultar em elevação de custos e dificultar a comercialização, já que a indústria prioriza animais com padrão de corte uniforme. “Essa uniformidade é alcançada por meio do manejo cuidadoso em todas as frentes, com dietas balanceadas, insumos de qualidade, água e bom ambiente”.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Maranhão é o 4º do Nordeste em geração de empregos formais; jovens lideram novas contratações

Reportagem/Jherry Dell'Marh O Maranhão segue em trajetória de recuperação e crescimento no mercado de trabalho. Segundo dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados...

Crianças e adolescentes podem fazer musculação?

Reportagem/Juliana Castelo Você sabia que a musculação está se tornando a nova moda entre crianças e adolescentes? Só que mais do que apenas querer músculos...

Vereadores avaliam como positiva a reunião com a Anatel para solução dos problemas de telefonia móvel em Timon

Em audiência realizada, hoje, 07, na sede da Gerência da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em Teresina, capital do Piauí, vereadores de Timon —...