Promete ser um dos maiores e mais prestigiados eventos políticos a reunião que o candidato a vereador Ulysses Waquim, PSD, fará hoje, 30, a partir das 19hs, na porta de sua residência por trás da Garagem da Empresa Dois Irmãos – o metro quadrado politico mais visitado na cidade de Timon-, onde já passaram por lá governadores em exercício do cargo, ex-governadores, senadores, ministros de estado, senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores e, é visitado por milhares de pessoas, líderes políticos, comunitários e representantes da sociedade civil com influência na politica ao longo dos mais de 40 anos de vida pública seus pais na militância na política maranhense.
Ulysses Waquim segue de perto os passos dos pais na política. Professor Sétimo foi vereador por cinco mandatos, presidente da Câmara de Timon e deputado federal. Sua mãe, a Professora Socorro, foi deputada estadual, prefeita de Timon por dois mandatos, vereadora, está em exercício do mandato de deputada estadual e concorrendo ao cargo de prefeita de Timon pela terceira vez e, com certeza e na atualidade a mulher com maior ascensão em cargos públicos outorgados por eleitores maranhenses na região.
Apesar do pedigree político, o jovem bacharel em Direito tem luz própria. Em 2016, ainda no MDB, concorreu pela primeira vez a um cargo público sendo indicado pelo partido como vice-prefeito na chapa de Alexandre Almeida. A derrota fez com que Ulysses tomasse atitudes politicas a partir de 2018 quando buscou resgatar os destinos políticos do PSD, no Maranhão e em Timon. Convidado por seu amigo pessoal o deputado federal Edilazio Júnior, PSD-MA, Ulysses assumiu a vice-presidência estadual do partido e presidência do diretório em Timon.
A partir de então, o jovem político iniciou uma estratégia de estruturação do partido colocando para funcionar as principais vertentes do partido com a criação da PSD Jovem e PSD Mulher, além disso, pōs o projeto de formalização e registros de filiados e de poteneciais candidatos para o pleito deste ano. Hoje o partido tem estrutura política e uma sede para as reuniões e decisões partidárias.
O PSD está inscrito no pleito eleitoral de Timon com 32 candidatos para a disputa dos cargos de vereador e tem a indicação do nome do candidato a vice-prefeito, o médico Breno Pontes, como companheiro da Professora Socorro. Um passo largo para um partido que logo após a eleição de 2016 sofreu uma forte baixa política.
Com a musculatura política de hoje, o PSD está no cenário político concorrendo entre os grandes e médios partidos e com grandes chances de fazer uma bancada na Câmara, além de eleger o vice-prefeito da cidade de Timon.
Ulysses Waquim vem sendo apontado nas pesquisas como um dos nomes com cadeira garantida na Câmara por força do trabalho que empreendeu dentro da política de Timon e, claro, pela força dos pais e de tudo que eles representam na política com uma enorme folha de serviços prestados que o casal Waquim têm por Timon e pelo Maranhão.
Com todo esse contexto favorável de apoio político, Ulysses Waquim diz encarar com muita humildade e afirma que: “isso só aumenta minha responsabilidade com a população de Timon e assim como tudo o que eles (meus pais), fizeram na política, saberei honrar com decência, dignidade e honestidade, pois seus bons exemplos são a base de minha sustentação política e de minha vida sempre, disse o jovem Ulysses Waquim.