Numa articulação do diretor e coordenador da Unidade de Vigilância em Zoonoses de Timon, Marco Moura entre o secretário de Educação Felipe Camarão e o reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Gustavo Pereira, o município de terá o atendimento do Centro Cirúrgico Móvel (Castramóvel), da Instituição quando será disponibilizado mais de 800 atendimentos gratuitos, um projeto de suma importância para o controle reprodutivo de cães e gatos do Município.
A Universidade Estadual do Maranhão, por meio do Hospital Veterinário, tem se utilizado do Centro Cirúrgico Móvel (Castramóvel) para as cirurgias de castrações de cães e gatos machos para e de fêmeas;
O intuito do Castramóvel é controlar a população de animais abandonados. Essa é uma preocupação da Universidade. A superpopulação de animais domésticos é um caso de saúde pública. Castração não é uma forma de mutilar o animal e sim de prevenir algumas doenças graves e evitar o abandono de filhotes, impedindo as ninhadas indesejadas, praticando, assim, a posse responsável.
Diante de mais essa importante ação do UVZ, o coordenador e diretor da unidade fez questão de agradecer o apoio Secretário Estadual de Educação, “Felipe Camarão, gostaria de externar meus agradecimentos ao nobre secretário e amigo de longas datas, pela receptividade”, disse Marco Moura.