Estudantes de diferentes instituições de Imperatriz e Governador Edison Lobão representaram o Maranhão com excelência na 23ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), realizada entre os dias 25 e 28 de março na Universidade de São Paulo (USP). Ao todo, os projetos maranhenses conquistaram nove premiações, incluindo reconhecimentos por áreas temáticas, prêmios institucionais e credenciais para eventos científicos nacionais.
O grande destaque foi o projeto “O desenvolvimento de um antisséptico à base de óleos essenciais para a prevenção à resistência antimicrobiana”, da Escola Santa Teresinha, de Imperatriz, que conquistou o 2º lugar em Ciências da Saúde e foi reconhecido como Destaque da Unidade da Federação – Maranhão. O trabalho, de autoria do estudante Matheus Dalla Libera, com orientação de Carlos Fonseca Sampaio e coorientação de Zilmar Timoteo Soares, também foi contemplado com dois prêmios institucionais: Revista InCiência (Colégio Dante Alighieri) e Prêmio Destaque FENIC (Feira Nacional de Iniciação Científica), comcredenciamento para a FENIC, que será realizada em Salvador (BA) em dezembro.
Outro projeto que se destacou foi “Síntese verde de nanopartículas de prata antibacteriana e formulação de sabonete líquido com subprodutos da semente de sapucaia (Lecythis pisonis Cambess)”, do CEEFM Delahe Fiquene, também de Imperatriz. O estudante Pedro Henrique dos Reis Silva, orientado por Carlos Fonseca Sampaio e coorientado por Zilmar Timoteo Soares, recebeu o 3º lugar em Ciências Biológicas e o 2º lugar no prêmio Ashland Student Solver Award, com direito a visita ao Tech Center da Ashland em São Paulo, com todas as despesas custeadas.
Outros projetos maranhenses também foram reconhecidos:
-
“Ecopalm: biotecnologia ambiental aplicada em Arecáceas via biofertilizante sustentável”, do CE Prof. Edinan Moraes (Imperatriz), recebeu o 4º lugar em Ciências Agrárias;
-
“Efeito protetor da enzima bromelina na fibromialgia – Fase II”, do IFMA – Campus Imperatriz (Governador Edison Lobão), foi premiado com o 4º lugar em Ciências Biológicas;
-
“PNL em evidência: aplicando o uso do pressuposto ‘o mapa não é o território’ no auxílio ao autoconhecimento de adolescentes”, da Escola Santa Teresinha (Imperatriz), recebeu o 4º lugar em Ciências Humanas;
-
“Dispositivo de assistência para o reconhecimento de objetos por estudantes com deficiência visual”, do CEEFM Nascimento de Moraes (Imperatriz), foi premiado com credencial para a Feira Brasileira de Iniciação Científica – FEBIC 2025, com isenção de taxa.
A FEBRACE é a maior mostra nacional de projetos de ciências e engenharia desenvolvidos por estudantes do ensino básico e técnico no Brasil. A edição de 2025 contou com 300 projetos finalistas, envolvendo 671 estudantes e 462 professores de 269 escolas públicas e privadas de todo o país.
Sobre a FEBRACE: