spot_img
spot_img

Somente dinheiro: Lei no Maranhão proíbe troco com balas, chicletes ou doces

spot_img
Compartilhe:

O consumidor não pode ficar sem troco ou ser obrigado a receber outra mercadoria como diferença, sob pena de configurar como venda casada.

Os estabelecimentos comerciais do Maranhão terão que passar troco, agora, somente em dinheiro. É o que determina a Lei 11.616/21, promulgada na sessão plenária desta terça-feira (7) pelo presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB). A lei é originária do PL 160/2019, de autoria do deputado Duarte Júnior (PSB), e entra em vigor na data da sua publicação.

A lei tem como objetivo evitar que fornecedores, na hipótese de não possuírem o troco integral, arredondem o valor do produto ou serviço para cima ou substituam por outras mercadorias, como balinhas, chicletes, doces, entre outros itens, uma prática ainda muito recorrente no mercado de consumo.

De acordo com o dispositivo, na falta ou insuficiência do troco, o fornecedor deve arredondar o valor do produto ou serviço para baixo, não podendo o consumidor ficar sem troco ou ser obrigado a receber outra mercadoria como diferença, sob pena de configurar como venda casada.

A lei prevê, ainda, que os estabelecimentos deverão fixar placas informativas sobre a norma em local visível e de fácil acesso a todos.

Já a fiscalização do cumprimento da determinação e a aplicação das penalidades competem aos órgãos de Proteção e Defesa do Consumidor. Da assessoria.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Prefeitura realiza mutirão para cadastro da tarifa especial de água no Cras Vila João Reis nesta quarta (17)

Mas atencão! Para ter acesso ao benefício, é necessário estar inscrito no CadÚnico, possuir renda familiar per capita de até R$ 218,00 e manter consumo...

Prefeitura de Timon realiza I Semana da Alfabetização e I Seminário de Letramento em Contextos Escolares

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou nesta segunda-feira (15) a I Semana da Alfabetização e o I...

Saúde é Agora: Prefeitura realizará atendimentos no próximo dia 20

Mas atenção! Para ser atendido, o usuário deverá se dirigir à sede da Auditoria e Regulação de Consultas até o dia 19/09 para retirar...