Um sistema de videomonitoramento foi instalado no Centro de Detenção Provisória (CDP) do Complexo de Pedrinhas, em São Luís. A informação foi divulgada pela Secretaria de Administração Penitenciária (Sejap).
Com os equipamentos, os presos passam a ser monitorados em tempo integral nos pavilhões, pátio para visitas, banhos de sol e nos terrenos de capina e de coleta de lixo.
O sistema, operado por quatro funcionários, capta imagens por meio de 28 câmaras de alta resolução com alcance de até mil metros de distância e perímetro de 360°. Instaladas em pontos estratégicos, garantem a vigilância interna e na área externa do presídio.
O Estado dispõe de 220 câmeras nas unidades prisionais do Maranhão, sendo 150 em presídios da Região Metropolitana de São Luís. Destas, 110 estão no complexo de Pedrinhas.
De acordo com o superintendente de Estabelecimentos Penais da Sejap, Gustavo Moreira, quando era detectado um suspeito em áreas proibidas para os presos, os operadores usavam telefone para acionar a segurança em Pedrinhas. ““Ganhamos tempo e mais agilidade””, declarou.
Edição: Veja Timon
Via: ASCOM