spot_img
spot_img

Conta Notarial é regulamentada pelo CNJ e já pode ser usada em negociações para reduzir inadimplência e insegurança jurídica

spot_img
Compartilhe:
Um novo recurso digital chega para facilitar negócios e proteger quem compra, vende ou presta serviços no Maranhão. A Conta Notarial, recém-regulamentada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), permite que o valor de uma negociação fique sob custódia e só seja liberado depois que as condições acordadas sejam comprovadamente cumpridas.
Prevista no Marco Legal das Garantias (Lei nº 14.711/2023), a ferramenta é inspirada em modelos internacionais como a escrow account e pode ser utilizada por pessoas físicas, empresas e advogados em transações diversas: compra e venda de imóveis, veículos, prestação de serviços, acordos judiciais e extrajudiciais, partilhas, contratos e negociações futuras.
“A Conta Notarial representa um avanço significativo para a segurança jurídica nas relações privadas no país”, afirma Gustavo Dal Molin, presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Maranhão (CNB/MA). “É uma ferramenta moderna que traz mais previsibilidade aos negócios, reduz litígios e incentiva a desjudicialização.”
Além de reforçar a confiança nas transações, a novidade contribui para combater fraudes e a inadimplência, ao garantir que o pagamento só ocorra após a verificação do cumprimento do acordo, feita por um tabelião. A expectativa é de que a Conta Notarial também gere efeitos econômicos positivos, como redução do custo do crédito, maior acesso a financiamentos e antecipação de recebíveis para empresas.
O serviço está integrado ao e-Notariado, plataforma digital oficial dos Cartórios de Notas, e pode ser realizado de forma presencial ou online. Para utilizar, basta procurar um cartório habilitado e solicitar a abertura da Conta Notarial. O valor negociado é depositado em uma instituição financeira conveniada, com autorização para liberação somente após a confirmação do cumprimento do contrato.
A regulamentação nacional veio pelo Provimento nº 197/2025 do CNJ, que estabelece as regras para o serviço em todo o Brasil. A iniciativa busca tornar o ambiente de negócios mais seguro e competitivo, reduzindo riscos para ambas as partes e diminuindo o número de disputas na Justiça.

Sobre o Colégio Notarial do Brasil – Seção Maranhão (CNB/MA)

O Colégio Notarial do Brasil – Seção Maranhão (CNB/MA) é a entidade de classe que representa institucionalmente os tabeliães de notas do Estado do Maranhão. As seccionais dos Colégios Notariais de cada Estado estão reunidas em um Conselho Federal (CNB/CF), que é filiado à União Internacional do Notariado (UINL), entidade não governamental que reúne 88 países e representa o notariado mundial existente em mais de 100 nações, correspondentes a 2/3 da população global e 60% do PIB mundial.
Assessoria de Imprensa do Colégio Notarial do Brasil
Assessor de Comunicação: Alexandre Lacerda e Matheus Werneck
Tel: (11) 99614-8254 / (98) 98100-4881
E-mail: [email protected]
URL: https://cnbma.org.br
Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Associação de Moradores convoca residentes da Vila Cícero Ferraz para atualização cadastral

A Associação de Moradores da Vila Cícero Ferraz convoca todos os moradores da comunidade a participarem do Cadastro Social que será realizado pela Prefeitura...

Brandão anuncia Festival Ilha do Reggae com grandes nomes locais, nacionais e internacionais

O governador Carlos Brandão anunciou a realização do Festival Ilha do Reggae, nos dias 22 e 23 de novembro, na Arena Jamaica Brasileira...

Inscrições para 78 vagas do Mais Médicos Especialistas no Maranhão seguem até este domingo (12)

Médicos podem se inscrever na segunda chamada do programa, que visa reduzir o tempo de espera por atendimento no SUS OMinistério da Saúde está com...