Criadas em seu governo e extinta e precarizadas pela atual gestão municipal, a vereadora Socorro Waquim anunciou hoje, no Dia Internacional da Mulher, que vem apoiando projetos em trâmite na Câmara para a recriação da Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher e ampliação dos atendimentos do Centro de Atenção e Assistência à Mulher, Caism, respectivamente, para que as mulheres tenham órgãos diretamente ligado ao gabinete do gestor na defesa de seus direitos e assistência, médica, psico e outros, sem que elas precisem passar a madrugada dormindo em filas para garantir o atendimento de suas enfermidades no outro dia com números limitados, disse. Socorro Waquim é indicada pelo seu partido como pré-candidata a prefeita e fez questões de lembrar ações empreendidas por sua gestão quando o partido comandava o município de 2005 a 2012.
Outra ação importante enumerada pela vereadora será, segundo ela, uma interligação, através de convênio com o Núcleo da Mulher na Subseção da OAB Timon para um acompanhamento de todos os casos que envolvam ações de violência doméstica, feminicídio ou outras praticadas contra a mulher timonense para que elas sejam amparadas por políticas públicas na defesa dos seus direitos no âmbito do município, afirmou Socorro Waquim.
A vereadora e pré-candidata lembrou que em seu governo foi criada a Assistência Judiciária que funcionava como uma Defensoria Municipal onde as mulheres e homens, casal ou não, resolvia seus conflitos antes de procurarem a Justiça para uma solução. Como a instituição deste órgão milhares do conflitos entre mulheres e homens foram intermediados e solucionados pacificamente sem precisar que eles recorressem à Justiça assoberbada de demandas desta e de outras naturezas e com uma longa demanda de tempo para uma solução de um simples conflito, que por não ter uma solução imediata, intermediada pela Defensoria Municipal à época o conflito acabava se prolongando e às vezes terminavam em uma tragédia no lar, isso nos evitamos, disse a pré-candidata Socorro Waquim.
Socorro disse também que como ação de política para as mulheres ampliou, em seu governo, o número de creches construídas, de zero, em 2004, para seis creches em 2012 e com início de obras de mais 4 creches em conjuntos habitacionais entregues em seu governo. Construir uma creche é garantir que as mães podem ir para o trabalho tranquilas e deixar seus filhos num local apto e adequado para que eles tenham assistência educacional e possam ficar lá até retorno para sua casa. Isso nós fizemos, disse
Socorro Waquim disse que essa é homenagem que presta para as mulheres, que hoje, 8, comemoram seu dia, mas que por razões óbvias e por falta de políticas, nesse sentido, foram relegadas. “Nós queremos voltar a ter uma gestão voltada para elas mulheres, para homens, crianças, jovens e adultos em todas às áreas da administração pública, afirmou.