spot_img
spot_img

Empresa francesa inicia diagnóstico para a melhoria do transporte público em Teresina

spot_img
Compartilhe:

A empresa vencedora da licitação para implementar o Observatório da Mobilidade em Teresina, projeto da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), está realizando a coleta de dados para elaborar um diagnóstico sobre o sistema de transporte público da capital piauiense. Este diagnóstico é a primeira etapa de implantação do observatório, que pretende tornar o sistema mais transparente e eficiente através do compartilhamento de informações.

A vencedora da licitação foi a Systra, empresa francesa com filial no Brasil, que até fevereiro deve concluir um diagnóstico profundo do sistema de transporte de Teresina, com uma análise de oferta do transporte, demanda da população e outros dados. Através dessas informações, será feita uma identificação dos problemas e possíveis soluções.

Na segunda etapa será feita uma análise, juntamente com a Prefeitura de Teresina e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS), para então buscar a melhor forma de fazer o Observatório da Mobilidade funcionar, com participação de gestores públicos e também da população.

“Iremos fazer um diagnóstico profundo do sistema de transporte de Teresina, onde iremos ter também uma parceria com a UNIFOR na parte de tecnologia, que irá se dividir em três etapas: análise da oferta e demanda do transporte público, análise da estruturação, resolução dos problemas detectados e o funcionamento da plataforma para trazermos melhorias para o transporte público”, relata Mariana Moura, gerente de Projetos da Systra.

O projeto

O Observatório da Mobilidade será uma plataforma que irá gerar e disponibilizar indicadores do transporte público. Assim, a ideia é que o sistema se torne mais transparente e eficiente.

A implantação do projeto em Teresina recebe um financiamento de 500 mil euros da AFD através do Programa Euroclima, que financia 16 iniciativas espalhadas pela América Latina. No Brasil, apenas Teresina e Santos foram contempladas. Em 2018, o Observatório da Mobilidade foi escolhido como melhor projeto apresentado na Conferência de Cidades da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal).

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Mais segurança para as famílias maranhenses – Equatorial faz alerta sobre situações de risco com energia elétrica dentro de casa

Constantemente a Equatorial Maranhão emite alertas para todo o estado sobre medidas a serem tomadas dentro de casa para que os lares maranhenses se...

Empresas têm até 1º de maio para se cadastrarem em plataforma do Governo

Sindilojas-PI reforça, junto aos lojistas que se enquadram na categoria, importância do prazo Por Virgiane Passos O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) colocou no ar...

Águas de Timon lança o selo “Aqui tem esgoto tratado” para empresas e instituições

Celebrando 09 anos de atuação na cidade do Maranhão, a Águas de Timon realizou na última segunda (22), o lançamento do primeiro Selo “Aqui...