A Guarda Civil Municipal (GCM) de Teresina iniciou, na manhã deste sábado (04), as abordagens na Ponte da Amizade, que liga a capital piauiense à cidade de Timon, no Maranhão. A ação tem o objetivo de orientar as pessoas que transitam entre as duas cidades sobre o novo coronavírus e ainda identificar e encaminhar possíveis casos da doença à rede de atendimento de pacientes. A operação é integrada e conta com a participação da Guarda Civil Municipal de Timon e da Polícia Militar dos dois estados.
Lorena Silva, agente do comando da GCM, explicou que uma equipe da área da saúde também vai participar nas abordagens para fazer a medição da temperatura das pessoas e orientar sobre a necessidade do isolamento social. “Foi um acordo que fizemos com os representantes da área de segurança de Timon para que haja essa contribuição no trabalho que está sendo feito no intuito de evitar a propagação do vírus entre os dois estados”, explicou a agente.
No acordo fechado entre os municípios, as barreiras nas pontes funcionarão diariamente e por tempo indeterminado. Além das abordagens nas pontes, a GCM fechou desde o dia 21 de março até a noite da última sexta-feira (03), 2.190 estabelecimentos em Teresina que estavam funcionando irregularmente desrespeitando o decreto municipal.