spot_img
spot_img

Obras de acessibilidade avançam nas ruas do centro de Teresina

spot_img
Compartilhe:

Foi concluída a obra de acessibilidade no primeiro quarteirão da Rua Álvaro Mendes, trecho entre a Rua João Cabral e Avenida Maranhão. A partir desta sexta (18), a obra deve avançar nos trechos da Rua João Cabral entre a Rua Coelho de Resende e a Rua Senador Teodoro Pacheco e ainda na Rua Álvaro Mendes entre as Ruas João Cabral e Riachuelo.

Essa etapa da obra deverá ser concluída em 45 dias, portanto as ruas estarão interditadas totalmente neste período para circulação de veículos. Os condutores deverão utilizar como rotas alternativas as ruas Coelho Rodrigues e Firmino Pires.

Requalificando oito vias na área central da cidade, tem previsão de conclusão de 12 meses, a obra está orçada no valor de R$ 2.287.970,77 via CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina). O projeto vai contemplar as ruas Álvaro Mendes, Senador Teodoro Pacheco, Paissandu, Rui Barbosa, Firmino Pires, Riachuelo, João Cabral e seus cruzamentos com a Avenida Maranhão.

“Estamos organizando as etapas da obra para que traga o mínimo de transtorno para as pessoas que circulam pelas ruas do centro da cidade. A nossa ideia é que tudo seja feito dentro dos prazos previstos. Estamos trabalhando em parceria com a Strans no sentido de fazer as interdições e garantir a circulação segura dos pedestres”, enfatiza o superintendente executivo da SDU Centro/Norte, Márcio Sampaio.

A obra contempla a revitalização total de acessibilidade, com adequação das calçadas, passeios e rampas; novas pavimentações, através da manutenção do asfalto e novos pisos; paisagismo; travessias elevadas; novas placas de sinalização, bancos, lixeiras e iluminação.

A SDU Centro/Norte reforça que a meta é transformar a área central da cidade em um espaço com total acessibilidade, onde o pedestre seja o protagonista.  “As calçadas vão ganhar piso tátil, que vão garantir acessibilidade para as pessoas com deficiência visual”, informa o superintendente executivo.

Nas ruas Paissandu e Senador Teodoro Pacheco serão implantadas ciclofaixas sem interferir nos espaços para estacionamentos das vias. “Será criado um espaço para a circulação dos ciclistas, beneficiando assim mais um modal além dos que já são contemplados na área central da cidade, mas é preciso deixar claro que os estacionamentos em um lado da via serão preservados”, acrescenta Márcio.

A Rua Álvaro Mendes terá uma pavimentação especial para facilitar o fluxo dos pedestres. “Nos cruzamentos ao longo da rua teremos travessias elevadas, semelhantes às que já existem no cruzamento das ruas Álvaro Mendes e Simplício Mendes, para proporcionar mais segurança para travessia dos pedestres”, finaliza.

 

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Mais segurança para as famílias maranhenses – Equatorial faz alerta sobre situações de risco com energia elétrica dentro de casa

Constantemente a Equatorial Maranhão emite alertas para todo o estado sobre medidas a serem tomadas dentro de casa para que os lares maranhenses se...

Empresas têm até 1º de maio para se cadastrarem em plataforma do Governo

Sindilojas-PI reforça, junto aos lojistas que se enquadram na categoria, importância do prazo Por Virgiane Passos O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) colocou no ar...

Águas de Timon lança o selo “Aqui tem esgoto tratado” para empresas e instituições

Celebrando 09 anos de atuação na cidade do Maranhão, a Águas de Timon realizou na última segunda (22), o lançamento do primeiro Selo “Aqui...