spot_img
spot_img

Covid-19: Timon entra em estado de alerta. Casos do vírus superam projeção da rede de saúde

spot_img
Compartilhe:

Há mais de três meses, o município de Timon tem adotado medidas mais rígidas para conter o avanço do novo coronavírus, na cidade. A rede de saúde foi reforçada para atender a população desde os casos leves aos mais graves.

Houve ampliação do número de leitos, criação de UBS referência em atendimento COVID, aquisição de mais testes e medicamentos, mas nos últimos dias, a situação epidemiológica do município apresentou dados preocupantes.  Segundo o último boletim do dia 22 de junho, Timon possui 1559 casos confirmados da doença, além de 1504 casos suspeitos e 49 óbitos.

“Desde o início da pandemia, a secretaria vem trabalhando para melhorar as suas estruturas. O Hospital do Parque Alvorada, que antes tinha 10 leitos para a Covid-19, hoje, tem 25 e estão sendo montadas mais quatro salas de estabilização. No Alarico Pacheco, que antes eram 9 leitos para a Covid-19 e 12 UTIs, hoje, tem 21 leitos. Também montamos seis UBSs de referência. É importante a gente dizer que nós estamos trabalhando incansavelmente para atender a população. Mas precisamos da colaboração de todos, os números crescem todos os dias”, explica Vinícius Cabral, secretário de Saúde de Timon.

Uma das principais causas do crescimento do número de casos é a baixa na taxa de isolamento social. Com a população indo à rua, o contágio do vírus cresce e o número de casos dispara. Segundo estudo técnico do município, a projeção feita até o dia 30 de junho, mostra que Timon poderá chegar a 6.725 casos notificados, 2.693 confirmados e 70 óbitos, caso a taxa de isolamento continue diminuindo.

“Os índices mostram o isolamento inferior a 40%, que é uma taxa que não proporciona qualquer abertura gradual do comércio, muito menos oferece uma garantia e segurança para que o Sistema de Saúde de Timon continue a ofertar uma boa qualidade de serviço no combate à Covid-19. Os nossos leitos de UTI, hoje, estão 100% ocupados e os leitos clínicos também estão próximos ao colapso. Precisamos contar com o apoio da população timonense e entender que o momento, é de permanecer em suas residências e fazer, apenas, deslocamentos necessários.” alerta Jefferson Veras, secretário de Planejamento de Timon.

O município possui hoje, 74 leitos exclusivos para atendimento dos casos de COVID, destes, 58 são moderados, 04 Semi UTI com ventiladores e 12 de UTI. Números que devem aumentar até a próxima sexta-feira.

“O estado e o município estão empenhados no aumento desses números de leitos, mas certamente, não será suficiente para atender a demanda e a sobrecarga exaustiva dos pacientes de Covid-19, na nossa região. É um esforço gigantesco, faltam profissionais de saúde da área e isso repercute na grande aglomeração de pessoas, no grande convívio, no não respeito às normativas de isolamento social, orientadas pela OMS, Ministério da Saúde e de consentimento dos grandes infectologistas”, conclui Candilberto Filho, diretor clínico do Hospital Regional de Timon.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

TEC mantém a força em casa e empata no Campeonato Maranhense Série B

O Timon Esporte Clube (TEC) proporcionou muita emoção nesta terça-feira (17), em jogo válido pelo Campeonato Maranhense Série B. No Estádio Miguel Lima, o...

Crescimento Sustentável: Prefeitura de Timon promove debate sobre planejamento urbano

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Regularização Fundiária (Semplur), realizou nesta quarta-feira (17) uma reunião de apresentação...

Prefeitura de Timon realiza mutirão de cadastro da Tarifa Especial de Água no CRAS da Vila João Reis

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com a Agência Reguladora de Serviços Públicos de Timon (Agert) e...