O Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE) de Timon, por meio de sua equipe técnica, esclarece à população que a coloração identificada na água na tarde de ontem (04), após o serviço de correção de rompimento de adutora de ferro na Rua Miguel Simão, bairro Centro, é normal considerando que a água recebe o tratamento indicado pelo Ministério Saúde e é devidamente clorada.
O que acontece é que quando o fornecimento é restabelecido e a água volta a ser bombeada para as casas carrega alguns elementos químicos que se grudam na parede da tubulação, principalmente no caso citado em que a adutora era de ferro.
Este problema também se deve ao fato da água da cidade não ter sido clorada entre os anos de 2005 e 2012, o que fez com que se acumulasse muito material nas paredes das tubulações. “Quando há um rompimento de uma tubulação e necessitamos interromper o fornecimento para executar o conserto esta crosta que estava acumulada seca e quando a água retorna ela passa limpando tudo de vez”, frisou o diretor do SAAE, Richard França.
Além disso, a interação de elementos químicos usados no tratamento com os sais minerais existentes na própria água e com a tubulação também pode ocasionar a modificação da cor do produto. O SAAE coloca-se a disposição da população para esclarecer toda e qualquer dúvida a mais sobre o assunto.
Edição: Veja Timon
Fonte: GCCOM