spot_img
spot_img

Gentileza: conheça as razões para exercitar esse hábito no dia a dia

spot_img
Compartilhe:

Por Elainy Castro

Dar um bom dia ao porteiro com um sorriso no rosto, segurar a porta do elevador para o vizinho, oferecer um café quentinho para um colega de trabalho. Esses são apenas alguns dos gestos simples que podem ser realizados no seu dia a dia. Para lembrar como essas pequenas atitudes transformam o ambiente e a vida das pessoas, no dia 13 de novembro, é celebrado o Dia Mundial da Gentileza.

E adivinhe: o benefício não é só para quem recebe os atos, mas também para quem os pratica. Uma pesquisa feita por profissionais da Universidade de Toronto, no Canadá, apontou que ser gentil e praticar atos de altruísmo ajudam a manter a saúde mental em dia, além de diminuir os impactos nocivos dos transtornos psicológicos.

A psicóloga da Hapvida NotreDame Intermédica, Elaine Souza, (foto) reitera as repercussões da prática. “Os estudos atuais comprovam que os atos de gentileza trazem mais qualidade de vida ao indivíduo, inclusive aumentando a sensação de bem-estar; contribuem para que essa pessoa tenha uma visão mais positiva sobre a vida; além de elevar a capacidade de ter empatia e compaixão”, afirma.

Outro estudo, realizado em 2015 pela Universidade da Colúmbia Britânica, também no Canadá, chamou pessoas que estavam em tratamento contra a ansiedade para praticar atos de gentileza diariamente. Como resultado do experimento, os praticantes tiveram aumento, principalmente, na produção de hormônios que causam a sensação de prazer, felicidade e satisfação no corpo, após um mês.

Elaine Souza explica que manter a prática de forma rotineira também ajuda a reduzir a ansiedade, o estresse e os níveis de depressão. “Os atos de gentileza, mesmo os mais básicos, como dizer um ‘bom dia’, cumprimentar, agradecer diante de um favor que você recebe, ceder o lugar para outra pessoa no ônibus, ter a sensibilidade de perceber quando um colega está precisando de algo, oferecer um café, além das atitudes de voluntariado, ajudam a diminuir os níveis de estresse no nosso organismo”, ressalta.

Ainda segundo a psicóloga, o trabalho voluntário evita, ainda, a morte precoce. “Estudos mostram uma redução no número de casos de morte precoce em pessoas que praticam o voluntariado com frequência e como essa atitude impacta positivamente na mente e no corpo físico. Ser gentil e praticar atos de bondade traz mais bem-estar e qualidade de vida para nós mesmos”, finaliza.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

O peso do cargo público exige responsabilidade diante das acusações graves

A notícia, agora tornada pública, sobre uma denúncia de assédio sexual envolvendo, segundo as acusações, um integrante do primeiro escalão da gestão municipal de...

SaneaMais Timon avança no Alto Bonito e moradores começam a ser conectados à rede de água

A chegada da água tratada ao Alto Bonito entra em uma nova etapa. Após a regularização da área e a implantação da rede de...

Em encontro com Federação PRD/Solidariedade, Orleans manifesta alinhamento do grupo com toda a chapa governista

Em mais uma reunião de alinhamento político e confraternização realizada nesta terça-feira (23), no Rio Poty Hotel, em São Luís, o pré-candidato ao Governo...